Sexta-feira, 27 de maio de 2016, atualizada às 13h28

Juiz de Fora tem programação da Semana Mundial do Brincar

foto

Entre os dias 3 e 5 de junho ocorre em Juiz de Fora a Semana Mundial do Brincar. O evento, promovido internacionalmente pela Aliança pela Infância, mobiliza diversos países em torno de um mesmo objetivo: despertar a sociedade para importância do brincar livre na infância.

O tema escolhido para as atividades deste ano busca chamar atenção para a necessidade de se abrir espaços para o brincar. A ideia é que famílias, educadores e adultos em geral mantenham e nunca percam o encantamento de seu olhar sobre a infância, que estimulem e propiciem lugar e tempo para a criança brincar.

No dia 3 de junho, serão realizadas atividades com adultos, no formato de oficinas, que favoreçam vivências e reflexões sobre o brincar como atividade autoral que nos constitui como humanos. As oficinas são voltadas para estudantes da Pedagogia e demais Licenciaturas, como atividade formativa, e estão abertas a todos os interessados na temática. Essas atividades acontecerão na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faced/UFJF). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas meia hora antes de cada oficina, nas salas onde serão realizadas.

Das 14h às 16h, o Grupo de Pesquisa Ambientes e Infâncias (Faced/UFJF), realiza uma tarde lúdica com crianças assistidas na Creche Comunitária Leila de Mello Fávero, no bairro São Pedro. A atividade leva o nome de “Brinquedos e brincadeiras na creche”, que contempla estudo realizado neste tipo de instituição.

No dia 4 de junho, acontece uma edição especial da Roda de Conversa da Aliança de Mulheres pela Maternidade Ativa (AMMA-JF) com o tema "O brincar livre na primeira infância". A roda será coordenada por Ana Paula Roos, pedagoga, Mestre em Educação e em processo de especialização na Pedagogia Waldorf. A roda será nos jardins do Museu Mariano Procópio, das 10h às 12h. Para participar, basta chegar com canga para sentar no chão e levar um lanchinho.

Na roda de conversa da AMMA acontecerá também a oficina sensorial para bebês até 2 anos, oferecida pelo Grupo de Pesquisa Ambientes e Infâncias (Faced/UFJF). A intenção é ter uma atividade para as crianças enquanto os pais participam da Roda de conversa.

Ainda no dia 4, às 15h, acontece o “Nossa Horta”, um projeto do condomínio Neo Residencial, que promove o plantio de legumes, verduras e frutas com a participação das crianças que residem no condomínio. A ação do Dia do Brincar na horta tem como objetivo ocupar de forma lúdica e permanente o espaço, que além da Horta será destinado ao livre Brincar. O Neo Residencial fica à Rua Eduardo Sathler, 2, bairro Borboleta.

No dia 5 de junho, será o Dia do Brincar, com todos os parceiros reunidos no Museu Mariano Procópio para atividades abertas ao público em geral. Serão oferecidas brincadeiras diversas, oficinas de brinquedos e oficina de circo com a trupe carioca Meleka de Jacaré.

Confira a programação em Juiz de Fora

03/06 – Sexta-feira

Oficinas na Faculdade de Educação/UFJF
JOGO DA TEIA - uma abordagem sistêmica aplicada de forma lúdica à aprendizagem
Responsável: Gal Santana
Objetivo: transmitir o pensamento sistêmico de forma lúdica incentivando a sua inclusão nos ofícios que tenham como propósito a aprendizagem
Número de participantes: entre 15 e 25
Horário e local: 19h às 21 h (sala 16)

CORPO, MOVIMENTO, ENERGIA E CONTATO
Responsável: Gilmara Cardozo Soares
Objetivo: levar os participantes a entrar em contato com o seu corpo, suas emoções e sua energia de forma lúdica através de brincadeiras que despertem seus sentimentos adultos e infantis.
Número de participantes: até 30
Horários e locais: 9h às 11 h (sala 21) e 19 às 21 h (sala 22)

RODADANÇA
Responsável: Gisela Marques Pelizzoni
Objetivo: propiciar a vivência da cultura tradicional infantil por meio de cantigas, brinquedos, brincadeiras e os contos de tradição oral.
Número de participantes: até 30
Horários: 9h às 11h (sala 15) e 19 às 21 h (sala 15)

BRINCAR: POTÊNCIA DE INVENÇÃO
Responsável: Ana Rosa Picanço Moreira
Objetivo: Vivenciar e refletir criticamente sobre as possibilidades do brincar no aprendizado e desenvolvimento de crianças e como atividade constitutiva do ser humano, tendo como referência teórico-metodológica a abordagem histórico-cultural.
Número de participantes: até 25
Horários: 9h às 11h (sala 23) e 19 às 21h (sala 23)

GERANDO ENCANTOS
Responsável: Carolina Duarte
Objetivo: Reflexão sobre uma nova forma de gestar e nascer. Gerar uma nova vida e conviver com uma criança pode ser um convite a um novo modo de habitar o mundo.
Número de participantes: até 25
Horários: 19h às 21h (sala 21)
 
Atividade na Creche Comunitária Leila de Mello Fávero14h às 16h – Brinquedos e brincadeiras na Creche – grupo de Pesquisa Ambientes e Infâncias (Faced/UFJF) - Av. Pres. Costa e Silva, 1989, bairro São Pedro
 
04/06 – Sábado

Museu Mariano Procópio
10h às 12h - Roda de conversa da Aliança de Mulheres pela Maternidade Ativa (AMMA-JF) com o tema "O brincar livre na primeira infância". - Jardins do Museu

Neo Residencial
15h às 18h – Nossa horta – Neo Residencial fica à Rua Eduardo Sathler, 2, bairro Borboleta

05/06 – Domingo

Museu Mariano Procópio- Jardins do Museu
9h às 12h - Oficina de Barangandã com o grupo AMMA, Corrida de saco com a Rede Luz , Cantiga de roda, casinha de boneca  e pião de revista com o grupo musical RodaDança, Aula de circo para todas as idades - com a trupe Meleka de Jacaré no Circo Teatro-Vivo.

Com informações da Assessoria

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.