Brinque com o Origami

Deborah Moratori
Repórter
13/03/2003

Olá, pessoal!

Hoje quem está na oficina com a gente é o Thiago Teodoro Camarota. Vamos aprender com ele a fazer uns brinquedinhos com papel. Você sabe o que é origami? É uma técnica muito interessante em que utilizamos o papel para "usar e abusar" da nossa imaginação. O Thiago vai ensinar como é que se faz, você vai precisar de muita atenção. Depois que aprender, vai ficar fácil ensinar para quem você quiser.

Origami = "ori" + "kami". A palavra "ori" significa dobrar e "kami" quer dizer papel. Quando as duas palavras são pronunciadas juntas, o "K" é substituído por "g".

Então origami é a arte de dobrar papéis. Essa arte é quase tão antiga quanto a primeira folha de papel, pelo menos é o que dizem... E sabe há quantos ela existe? Há 1.800 anos!

Quem inventou essa técnica foram os chineses. Depois o origami foi parar no Japão e acabou se espalhando pelo mundo inteiro.

E, então? Vamos colocar a mão na massa, aliás, no papel?

Vou ensinar a fazer três objetos diferentes.

Primeiro, vamos ao copo. Para fazer esse copo tudo que você precisa é de:

  • 1 folha de papel ofício
  • tesoura
  • água, suco, refrigerante ou o que você quiser beber

Agora confira o passo-a-passo:




Na parte de cima, ficaram duas pontas iguais, abertas. Dobre uma para cada lado. Para o seu copinho ficar pronto, alargue a dobradura (na parte mais larga) e arredonde-a, dando a ela formato de copo. Copinho pronto. Agora é hora de você matar a sede com sua bebida favorita!

  • 1 folha de papel ofício
  • tesoura
  • lápis de cor, giz de cera, canetinha o que você tiver para colorir

Fique atento aos passos:


Corte o papel ofício até conseguir um quadrado perfeito e dobre o papel na diagonal. Dobre as duas pontas mais finas, dos dois lados, para dentro.


Com o resto do papel ofício que sobrou, faça uma cauda e cole na ponta mais larga. Desenhe os olhos, boca e escamas no seu peixe e pinte-o como quiser!

  • 1 folha de papel ofício
  • tesoura
  • lápis de cor, giz de cera, canetinha o que você tiver para colorir

Siga as dicas:


Abra-a de novo e dobre as laterais até o centro do papel, fazendo um bico.


Dobre o bico mais uma vez em direção à linha do centro. Está pronta a copa do pinheiro.


Dobre mais uma vez ao meio. O tronco está pronto. Agora cole-o por dentro da copa da árvore, e o seu pinheiro está pronto!

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.