A s?ndrome do Myspace Novo programa de relacionamento, que inclui fotolog, videolog e blog vira mania pelo mundo e j? possui adeptos em Juiz de Fora

Ricardo Corr?a
Rep?rter
08/06/2006

Ele ? uma esp?cie de "Orkut turbinado" e est? virando febre no mundo inteiro. O nome, acostume-se, pois ir? ouvir falar muito dele nos pr?ximos meses: My Space.com (Conhe?a). H? quem chame de rede de relacionamento, mesmo nome que seu d? aos sites como o orkut, mas o My Space.com ? mais do que isso.

No mesmo ambiente, al?m da rede de contatos com amigos, pode-se utilizar uma esp?cie de blog, fotolog, videolog e audiolog, ou seja: disponibiliza-se textos, fotos (incluindo slides), v?deos e ?udios. Neste ambiente, ? poss?vel deixar suas opini?es, conhecer e reconhecer amigos e encontrar aqueles que t?m gostos em comum. E com uma vantagem: o programa pode avisar se a pessoa est? ou n?o est? online naquele momento.

Tantas op?es j? fazem muitos juizforanos aderirem a essa nova mania da rede mundial e computadores. Principalmente quem gosta de m?sica. Um deles ? Diego Werpel, barman de 23 anos. Ele sempre teve fotologs, est? cadastrado no orkut e ? utilizador avan?ado de programas de bate-papo como o MSN. H? duas semanas entrou no Myspace, ap?s visitar o Orkut de um amigo. "Achei interessante por possuir um formato que possibilita unir a globaliza??o de servi?os como o Orkut e blog com a caracter?stica de ser poss?vel caracterizar o Myspace como p?ginas pessoais de web", explica Diego, referindo-se ao fato de que o Myspace permite que cada um crie seu pr?prio layout, seu endere?o, e defina o que vai disponibilizar nas p?ginas. E ele j? definiu o que tem na sua.

"No meu Myspace eu coloquei v?deos que eu gosto bastante e fotos de cd e filmes tamb?m. Blog tambem ? legal. Eu utilizo v?deos da internet mesmo. Tem como colocar v?deos pessoais, mas ainda n?o sei fazer.

Diego Werpel explica que n?o se importa com a perda da privacidade que um site de relacionamento ou blog e fotolog pode proporcionar. E d? um motivo simples: "N?o me importo n?o. As pessoas s? ficam sabendo coisas que eu permito que elas saibam", conta Diego, que usa o servi?o com limita?es.

"Eu utilizo o Myspace mais para poder conhecer artistas novos e desconhecidos e nao costumo adicionar pessoas que eu n?o conhe?o n?o. Mo meu eu s? tenho pessoas que conhe?o e artistas que gosto, por enquanto".

O juizforano ? relativamente velho na internet. Diego j? est? h? seis ou sete anos na rede e usa a maioria dos programas famosos na web. E avisa que n?o vai parar por a?. "E se aparecer outras coisas legais participo tambem".

O uso profissional

Quando disse que conheceu o Myspace.com ao entrar em um perfil de um amigo, Diego Werpel estava se referindo ao Dj Jota Jota, residente em uma casa noturna da cidade. O amigo de Diego utiliza profissionalmente o servi?o e come?ou a se embrenhar por essa nova mania h? quatro meses.

"Fiquei sabendo do Myspace atrav?s de profiles (perfis) de artistas como Dj Hell, Tiga, Lcd Soundsystem. Todos os mais antenados j? est?o", explica Jota Jota, que n?o entrou assim, de cara.

"Confesso que relutei um pouco para entrar pois n?o queria mais uma p?gina para movimentar al?m das v?rias que eu j? tenho. Mas quando comecei analisar com calma vi as vantagens, especialmente para quem trabalha com m?sica. Fazendo sign up como artista voc? pode disponibilizar at? quatro faixas para o internauta ouvir e/ou baixar (se disponibilizar para download)", diz o dj que coloca no Myspace as m?sicas que toca ou que fazem parte de alguns dos seus sets dispon?veis na ?ntegra para download.

O fato de permitir que as pessoas tenham contato com seu trabalho ? o que fez diferen?a na hora em que Jota Jota decidiu entrar no Mypace.com.

"A grande vantagem ? ter mais pessoas ouvindo o que voc? faz ao toque de um click e a um custo zero. E todo mundo sabe que, hoje em dia, o maior ve?culo de divulga??o pra quem trabalha independente ou n?o ? a internet. Outra grande vantagem ? que o servi?o ainda est? vinculado a pessoas que se interessam por m?sica, ainda sendo poss?vel fazer contato com quem realmente tem a ver com o seu meio sem sofrer com os outsiders como aconteceu com o orkut e o fotolog", diz Jota Jota, que lembra ainda n?o ter visto desvantagens na utiliza??o do servi?o.

"Se voc? usar aquilo de uma maneira objetiva, n?o perde a privacidade n?o". Jota Jota ainda aproveita para fazer amigos atrav?s do programa.

"Tenho v?rios que conhe?o de verdade e tamb?m muitos virtuais. ? interessante conhecer pessoas de outros pa?ses que t?m o mesmo gosto ou opini?o que voc?", explica.

Pol?micas

Enquanto n?o chega com for?a no Brasil (as p?ginas ainda possuem instru??o em ingl?s), o Myspace.com repercute pelo mundo ? fora. E nem sempre bem. Recentemente, nos Estados Unidos, foi definido que apenas maiores de idade poderiam utilizar o site. Isso aconteceu depois que v?rios crimes foram cometidos por pessoas que freq?entavam as p?ginas do servi?o. Depois disso, os respons?veis pelo Myspace.com eliminaram perfis suspeitos e perigosos, evitando provoca?es racistas ou de ?dio expl?cito. Assim como acontece com o orkut, o Mypace.com ? utilizado por todo tipo de gente. Com boas e m?s inten?es. E por isso ? sempre bom ficar de olho.