Disque-Tecnologia esclarece d?vidas da comunidade

Luciana Mendon?a
30/01/2001

Atrav?s de liga?es telef?nicas, carta, fax ou e-mail, os interessados em informa?es tecnol?gicas e gerenciais podem se comunicar com o Centro Regional de Inova??o e Transfer?ncia de Tecnologia (CRITT) da UFJF. O servi?o, chamado de Disque-Tecnologia, est? dispon?vel desde julho de 2000, para estudantes, empreendedores e para a comunidade em geral.

As perguntas s?o respondidas por especialistas da UFJF e at? de outras institui?es, se necess?rio. Dentre os colaboradores est?o equipes do N?cleo de Atendimento Tecnol?gico, NAT, que recebe recursos do Sebrae, al?m de analistas dos programas Sebraetec e do Programa de Apoio Tecnol?gico ?s Micro e Pequenas Empresas - PATME (tamb?m do Sebrae).

Disque-Tecnologia:

    - Tel: 3229-3477
        e 3229-3478
Liga?es de 8h ?s 12h
e de 14h ?s 18h.

    - Fax: 3229-3480
    - E-mail: disque@critt.ufjf.br
    - Endere?o: Critt/UFJF,
        Campus Universit?rio,
        Caixa Postal 20010,
        Cep. 36016-970

A id?ia foi desenvolvida pelo estudante de Engenharia El?trica, Dominique de Almeida Ign?cio, com orienta??o da professora Carmelita Dias Vidigal. O objetivo ? facilitar a aplica??o de conhecimentos cient?ficos e tecnol?gicos dispon?veis na universidade na solu??o de problemas apontados pela comunidade. "De uma consulta simples pode surgir um projeto novo onde empresa e universidade trabalham juntas," avalia a professora.

De acordo com Carmelita Vidigal, as perguntas mais freq?entes relacionam-se ?s ?reas de alimentos, eletro-eletr?nica e inform?tica. S?o comuns, ainda, d?vidas sobre registros de marcas e patentes.

Inventores que pretendem transformar suas id?ias em um novo produto tamb?m costumam utilizar o servi?o. Em casos mais complicados, os consultores realizam uma pesquisa sobre a viabilidade t?cnica e econ?mica do produto. Quando isso acontece, o n?mero de horas necess?rias para a solu??o do problema ? calculado e seu custo ? subsidiado, em parte, pelo Programa Sebraetec. Este custo ?, naturalmente, informado previamente ? empresa ou empreendedor que procurou o Disque-Tecnologia.