• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Disque-Tecnologia esclarece dúvidas da comunidade

    Luciana Mendonça
    30/01/2001

    Através de ligações telefônicas, carta, fax ou e-mail, os interessados em informações tecnológicas e gerenciais podem se comunicar com o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (CRITT) da UFJF. O serviço, chamado de Disque-Tecnologia, está disponível desde julho de 2000, para estudantes, empreendedores e para a comunidade em geral.

    As perguntas são respondidas por especialistas da UFJF e até de outras instituições, se necessário. Dentre os colaboradores estão equipes do Núcleo de Atendimento Tecnológico, NAT, que recebe recursos do Sebrae, além de analistas dos programas Sebraetec e do Programa de Apoio Tecnológico às Micro e Pequenas Empresas - PATME (também do Sebrae).

    Disque-Tecnologia:

        - Tel: 3229-3477
            e 3229-3478
    Ligações de 8h às 12h
    e de 14h às 18h.

        - Fax: 3229-3480
        - E-mail: disque@critt.ufjf.br
        - Endereço: Critt/UFJF,
            Campus Universitário,
            Caixa Postal 20010,
            Cep. 36016-970

    A idéia foi desenvolvida pelo estudante de Engenharia Elétrica, Dominique de Almeida Ignácio, com orientação da professora Carmelita Dias Vidigal. O objetivo é facilitar a aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos disponíveis na universidade na solução de problemas apontados pela comunidade. "De uma consulta simples pode surgir um projeto novo onde empresa e universidade trabalham juntas," avalia a professora.

    De acordo com Carmelita Vidigal, as perguntas mais freqüentes relacionam-se às áreas de alimentos, eletro-eletrônica e informática. São comuns, ainda, dúvidas sobre registros de marcas e patentes.

    Inventores que pretendem transformar suas idéias em um novo produto também costumam utilizar o serviço. Em casos mais complicados, os consultores realizam uma pesquisa sobre a viabilidade técnica e econômica do produto. Quando isso acontece, o número de horas necessárias para a solução do problema é calculado e seu custo é subsidiado, em parte, pelo Programa Sebraetec. Este custo é, naturalmente, informado previamente à empresa ou empreendedor que procurou o Disque-Tecnologia.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.