Informatiza??o do setor de sa?de

SMS implanta novos servi?os em abril

Emilene Campos
13/03/2001

Quem n?o se lembra das filas que contornavam o quarteir?o das ruas Marechal Deodoro e Mister Moore, nas quais in?meros usu?rios do SUS aguardavam para marcar uma consulta com um m?dico especialista? "Com a implanta??o da Central de Marca??o de Consultas, h? seis anos, o juizforano n?o precisa mais ir ao centro da cidade para fazer isso", recorda o assessor de inform?tica da Secretaria de Sa?de, Natalino J?nior Ces?rio. Hoje o paciente ? encaminhado ao profissional atrav?s da pr?pria UBS, depois de passar por um cl?nico geral na unidade. A informa??o ? transmitida por telefone e inserida nos computadores da central.

A exemplo desta iniciativa, ser?o implantados dois novos servi?os em abril deste ano: a Central de Regula??o e a Informatiza??o da Produtividade Ambulatorial junto ?s Unidades B?sicas de Sa?de. A Central de Regula??o, que est? sendo implementada, vai informatizar o setor hospitalar. Atrav?s desta central, a Secretaria de Sa?de vai controlar o n?mero de leitos dispon?veis nos hospitais conveniados ao Sistema ?nico de Sa?de. As seis m?quinas j? foram compradas, segundo Natalino, e ser?o interligadas em rede no Pronto-Socorro Municipal e na Secretaria de Sa?de. "Inicialmente, o banco de dados ser? atualizado atrav?s do fax e telefone, j? que ainda ? poss?vel instalar um computador em cada um dos 11 hospitais conveniados", explica o assessor.

O outro programa, Informatiza??o da Produtividade Ambulatorial junto ?s Unidades B?sicas de Sa?de, permitir? o controle do n?mero e do tipo de procedimentos (tipo de encaminhamento, doen?a, faixa et?ria dos pacientes, sexo, entre outras informa?es) realizados nas 39 Unidades B?sicas de Sa?de de Juiz de Fora. Os dados recolhidos em cada UBS ser?o utilizados em programas de sa?de espec?ficos. A expectativa ? de que at? meados de abril o servi?o esteja funcionando. A princ?pio ser?o beneficiadas as UBS que mant?m o programa Sa?de da Fam?lia. As demais receber?o os computadores no prazo de tr?s meses.

Site da SMS - fonte para pesquisadores
O site da Secretaria Municipal de Sa?de de Juiz de Fora ? uma boa dica de navega??o para os pesquisadores da ?rea de sa?de. Nele, ? poss?vel acessar mensalmente relat?rios sobre indicadores epidemiol?gicos (Informa?es sobre Mortalidade, Informa?es sobre Nascidos Vivos, Informa??o de Agravos Notific?veis, Vacina??o), al?m dos programas de sa?de (Instituto da Crian?a e do Adolescente, Instituto de Zoonoses) e informa?es sobre o Conselho Local de Sa?de e campanhas, como a que est? sendo feita pelo Banco de Leite Humano para doa??o de frascos.