• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia Informatização do setor de saúde

    SMS implanta novos serviços em abril

    Emilene Campos
    13/03/2001

    Quem não se lembra das filas que contornavam o quarteirão das ruas Marechal Deodoro e Mister Moore, nas quais inúmeros usuários do SUS aguardavam para marcar uma consulta com um médico especialista? "Com a implantação da Central de Marcação de Consultas, há seis anos, o juizforano não precisa mais ir ao centro da cidade para fazer isso", recorda o assessor de informática da Secretaria de Saúde, Natalino Júnior Cesário. Hoje o paciente é encaminhado ao profissional através da própria UBS, depois de passar por um clínico geral na unidade. A informação é transmitida por telefone e inserida nos computadores da central.

    A exemplo desta iniciativa, serão implantados dois novos serviços em abril deste ano: a Central de Regulação e a Informatização da Produtividade Ambulatorial junto às Unidades Básicas de Saúde. A Central de Regulação, que está sendo implementada, vai informatizar o setor hospitalar. Através desta central, a Secretaria de Saúde vai controlar o número de leitos disponíveis nos hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde. As seis máquinas já foram compradas, segundo Natalino, e serão interligadas em rede no Pronto-Socorro Municipal e na Secretaria de Saúde. "Inicialmente, o banco de dados será atualizado através do fax e telefone, já que ainda é possível instalar um computador em cada um dos 11 hospitais conveniados", explica o assessor.

    O outro programa, Informatização da Produtividade Ambulatorial junto às Unidades Básicas de Saúde, permitirá o controle do número e do tipo de procedimentos (tipo de encaminhamento, doença, faixa etária dos pacientes, sexo, entre outras informações) realizados nas 39 Unidades Básicas de Saúde de Juiz de Fora. Os dados recolhidos em cada UBS serão utilizados em programas de saúde específicos. A expectativa é de que até meados de abril o serviço esteja funcionando. A princípio serão beneficiadas as UBS que mantêm o programa Saúde da Família. As demais receberão os computadores no prazo de três meses.

    Site da SMS - fonte para pesquisadores
    O site da Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora é uma boa dica de navegação para os pesquisadores da área de saúde. Nele, é possível acessar mensalmente relatórios sobre indicadores epidemiológicos (Informações sobre Mortalidade, Informações sobre Nascidos Vivos, Informação de Agravos Notificáveis, Vacinação), além dos programas de saúde (Instituto da Criança e do Adolescente, Instituto de Zoonoses) e informações sobre o Conselho Local de Saúde e campanhas, como a que está sendo feita pelo Banco de Leite Humano para doação de frascos.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.