Luciana Mendonça
18/07/2001
Impressoras, fax modems, estabilizadores, no-breaks e cofres de mídia, utilizados para abrigar backups, fazem parte da compra. O projeto prevê também treinamento de funcionários, que vão aprender a manipular novos softwares a serem instalados nos micros. Pequenas redes internas serão, ainda, instaladas nas secretarias muncipais de Negócios Jurídicos, Obras, Atividades Urbanas e na Controladoria Geral do Município.
Sete das 12 licitações já foram concluídas, enquanto o restante está em andamento. A partir do dia 30 de julho, a Escola de Governo inicia três cursos para capacitar servidores dos diversos setores a trabalhar com Linux e Star Office básico e avançado.
Máquinas terão softwares gratuitos
A implantação de uma nova política de impressão de papéis está incluída no pacote de ações que visa otimizar o uso das tecnologias. De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, as impressoras ficarão centralizadas em cada um dos setores da administração. Serão máquinas a laser, que terão a possibilidade de impressão em frente e verso.
Para que a estratégia de redução de gastos funcione, a Prefeitura está distribuindo cerca de 100 CDs com programas gratuitos, que serão utilizados pelos servidores. Nos discos estão oito softwares e oito apostilas explicativas, que juntas somam cerca de 600 páginas sobre como usá-los. Cada CD custou R$ 5.
Os programas são os seguintes: Starschedule, Starbase, Starimage, Stardraw, Starwriter, Stardesktop, Starimpress e Starcalc. A proposta é que, no futuro, este material possa acompanhar cada um dos computadores da Prefeitura.