Empresas juizforanas aderem
ao preg?o eletr?nico
Nova modalidade de com?rcio eletr?nico ganha
adeptos nos setores privado e p?blico

Ana Let?cia Sales
18/07/02

As empresas de Juiz de Fora est?o come?ando a usar uma nova forma de com?rcio pela internet: o preg?o eletr?nico. A modalidade ? chamada de leil?o reverso, ou seja, a compra se inicia com a determina??o de um pre?o m?ximo a ser pago por um bem ou servi?o. O leil?o pela internet tende a reduzir custos e facilitar a participa??o de um maior n?mero de fornecedores. O pre?o a ser pago ? o da proposta com o menor valor apresentado at? o final de um prazo de tempo previamente determinado.

A Paraibuna de Metais ? umas das empresas juizforanas que participa dos leil?es eletr?nicos. De acordo com Andr? Toroco, analista de sistema da firma, desde janeiro de 2002 a Paraibuna realiza licita?es pela web. "N?s utilizamos o software Conect, que foi adquirido atrav?s do site Mercado Eletr?nico (www.me.com.br)", explica. O Mercado Eletr?nico oferece solu?es de compras por meio eletr?nico para empresas de m?dio e grande porte desde 1994, conectando clientes e fornecedores on-line.

Atrav?s do leil?o, a Paraibuna teve uma economia de 20% nas compras de materiais de inform?tica. A empresa recebe as cota?es da internet e ela confirma a compra dos produtos atrav?s do programa. Assim o processo se torna mais produtivo e eficiente. De acordo com o analista Andr?, o sistema foi usado, inicialmente para pegar informa?es sobre as cota?es dos produtos. Mais tarde a firma resolveu aderir ao processo e pretende continuar.

O sistema para os fornecedores
A papelaria juizforana Palimontes j? participou, como fornecedora, de dois leil?es com a Paraibuna de Metais. O auxiliar de escrit?rio, Robson Costa de Oliveira, afirma que no ano passado foi realizado o primeiro, j? o segundo aconteceu este ano. "A vantagem deste processo ? que podemos saber as cota?es do Brasil todo, mas para a venda em si n?o h? grandes vantagens, j? que a concorr?ncia ? muito grande", diz. Segundo ele, a Palimontes foi convidada pela Paraibuna para participar do processo atrav?s do site do Mercado Eletr?nico. "Aqui n?s n?o precisamos adquirir nenhum software, fizemos todo o processo atrav?s do pr?prio site", explica Robson.

?rg?o p?blicos
Os ?rg?os p?blicos tamb?m est?o de olho nesta modalidade de licita??o. Em Juiz de Fora a Comiss?o Permanente de Licita??o - CPL ? o ?rg?o da Prefeitura que desempenha as fun?es de licita?es. A PJF assinou um conv?nio com o Banco do Brasil em janeiro de 2002. A partir de ent?o a Prefeitura come?ou a realizar simula?es de licita?es com o banco para certificar o funcionamento da modalidade. De acordo com William Almeida Silva, t?cnico de n?vel superior da PJF, o decreto ainda est? em fase de regulamenta??o na C?mara e deve sair at? o fim de julho. Na simula??o ? criado um ambiente de compra e venda fict?cias entre a Prefeitura e o BB.

Como funciona o sistema
O sistema do Banco do Brasil, chamado Licita?es, utiliza interfaces diferenciadas e customizadas de acordo com cada perfil de participante: comprador, fornecedor, coordenador e p?blico em geral. Para o p?blico em geral est?o dispon?veis apenas as fun?es de acompanhamento das licita?es p?blicas. A interface do sistema permite a busca de licita?es rapidamente, acompanhamento em tempo real, al?m da simula??o do processo licitat?rio com suas regras b?sicas implementadas. ? poss?vel criar licita?es, enviar propostas, participar em hor?rios determinados de sess?es abertas, encerrar uma licita??o, notificar o vencedor, tudo com controle minucioso e acompanhamento por todos os envolvidos (estas fun?es variam de acordo com o perfil de cada participante). O sistema pode ser conferido no site www.licitacoes-e.com.br