Oportunidade para cria??o de software
Concurso voltado para alunos do curso de inform?tica
pode garantir reconhecimento nacional

Ludmila Gusman
20/09/02

Se voc? ? estudante de inform?tica ou participa de alguma empresa rec?m-criada que produz softwares voltados para neg?cios, tem agora a chance de se tornar conhecido nacionalmente. Basta se inscrever no COJEM - Concurso Nacional Jovem Empreendedor de Software, promovido pela Sociedade Softex. O objetivo ? incentivar projetos, cria??o de novas empresas e o desenvolvimento de inova?es tecnol?gicas. O vencedor ter? a oportunidade de receber todo o apoio financeiro necess?rio para executar a id?ia e criar condi?es de comercializar o produto.

O primeiro colocado receber? R$ 7 mil e o segundo, R$ 5 mil. O pr?mio ? oferecido pelo CNPq e garantir? a participa??o em congressos, cursos, feiras, est?gios e visitas a incubadoras no Brasil e no Exterior. "H? ainda grande chance do premiado entrar em uma incubadora e, al?m do pr?mio em dinheiro, ter toda infra-estrutura f?sica para desenvolver seu projeto", diz o gerente do Agente Genesis Softex em Juiz de Fora, Eduardo Gonzaga de Oliveira Guedes.

As inscri?es que terminariam no dia 15 foram prorrogadas at? o dia 25 de setembro. Segundo Eduardo, a rela??o dos participantes e a divulga??o dos projetos inscritos s? ser?o disponibilizados ap?s essa data. "Nossa expectativa ? receber at? dez inscri?es. Mas torcemos para que esse n?mero seja maior", diz o gerente. Ele destaca ainda que, se Juiz de Fora for contemplada no concurso, al?m do reconhecimento nacional, o t?tulo oferecer? a oportunidade de investimentos. Atualmente, o Agente Genesis Softex em Juiz de Fora possui nove empresas incubadas. Al?m disso, j? passaram por l? 13 empresas que hoje j? atuam no mercado.

Como ? o concurso
O COJEM ? dividido em duas categorias: Jovem Empreendedor e Empresas Emergentes. A ?nica exig?ncia ? que os participantes estejam cursando Inform?tica. Se algum universit?rio estiver em outro curso e quiser participar, dever? se inscrever em parceria com o aluno que esteja matriculado no curso de Inform?tica. O mesmo acontece com as empresas. Para participar, ? imprescind?vel que elas tenham sido criadas nos ?ltimos dois anos por alunos ou ex-alunos do curso de Inform?tica. "Isso acaba restringindo muito a participa??o. Mas como o objetivo ? criar demanda nesta ?rea de softwares voltados para neg?cios essa regra ? necess?ria", comenta Eduardo. O primeiro COJEM foi realizado em 1998. Segundo o gerente de Juiz Fora, j? existem discuss?es para torn?-lo anual, o que possibilitar? um n?mero maior de participa??o.

Antes da etapa nacional, haver? a sele??o regional. Todos os candidatos inscritos em Juiz de Fora e regi?o passar?o por uma pr?-sele??o com um j?ri formado por professores da UFJF, consultores do Sebrae e do CRITT. Ser?o escolhidos dois nomes de cada categoria (estudantes e empresas), que concorrem em ?mbito nacional com outros participantes. A terceira etapa do COJEM ? o Grande J?ri, ocasi?o em que ser?o apresentados os finalistas e ocorrer? a defini??o dos vencedores. O resultado final ser? divulgado dia 3 de dezembro de 2002.

Prazos

  • Inscri?es, preenchimento do formul?rio, pagamento e comprova??o dep?sito - at? 25 de setembro de 2002. As inscri?es poder?o ser feitas pelo site www.fumsoft.softex.br.

  • Entrega do Plano de Neg?cio ao Agente SOFTEX em Juiz de Fora (Campus Universit?rio) - at? 15 de outubro de 2002.

  • Agentes locais SOFTEX indicam ? Fumsoft os Planos de Neg?cios que disputar?o nacionalmente - at? 30 de outubro de 2002.

  • Divulga??o dos quatro indicados (dois em cada categoria) para a disputa do Grande J?ri - 18 de novembro de 2002.


  • Realiza??o do J?ri / Entrega dos Pr?mios - 3 de dezembro de 2002.