Internet: um serviço de utilidade pública
Além de fonte de pesquisa, na internet você também pode resolver muitos problemas sem precisar sair de casa

Fernando Rocha
Repórter
20/01/06

O empresário, Ébson Köpke, comenta sobre outros serviços disponíveis na internet. Clique no ícone ao lado para assistir.

Veja!

Dentre os muitos serviços que a internet possui, alguns são pouco lembrados na hora de resolver um entrave burocrático ou buscar uma informação precisa. Que tal consultar a meteorologia para saber como vai ficar o tempo na praia, antes de viajar e ficar todo o feriado debaixo de chuva ou procurar por multas e infrações no site do Detran , ao comprar um carro ou, até mesmo, registrar um pássaro silvestre no Ibama para quem é criador regularizado?

Esses são alguns dos muitos serviços da internet que, é claro, também serve para encontrar os amigos nas salas de bate-papo, fazer compras, consultar serviços bancários, trocar mensagens...

"Não uso Orkut ou MSN", comenta o microempresário do setor de educação Eduardo d'Ávila Albuquerque (foto ao lado). Para Eduardo, internet é sinônimo de funcionalidade e objetividade: "por exemplo, quando vou viajar para praia, procuro na internet informações sobre como vai estar o tempo para onde eu estou indo". Ou ainda, "sempre entro no site do Detram para consultar multas e/ou infrações de trânsito que, porventura, eu tenha sido penalizado", diz.

Do horóscopo ao IBAMA
Já a secretária Tatiana de Fátima de Souza (foto ao lado), diferente de Eduardo, usa a internet para funções bem distintas. Das salas de bate-papo virtuais e consulta ao horóscopo até "registrar os pássaros silvestres do meu pai junto ao Ibama", completa.

"Entro também no site da Receita Federal para cadastro de CPF e consulta a processos."


Na mesma linha de Tatiana está Adriel Willian Fernandes da Silva (foto ao lado), dono de um escritório de contabilidade, "além da troca de mensagens, uso a internet para muita coisa. Consulto bibliotecas virtuais e as notas da faculdade, uso o site dos correios para procurar endereços, o site da receita para fazer declaração de imposto de renda e por aí vai", ressalta.

Praticidade, comodidade e rapidez foram os principais pontos levantados pelos entrevistados da ACESSA.COM para o uso de serviços pela internet. "É rápido e fácil. Por isso que eu uso, tanto pessoalmente quanto profissionalmente", afirma o advogado Leonardo Damasceno Lobo (foto ao lado). "Seja para os clientes do meu escritório ou para uso particular, é muito prático", complementa Adriel da Silva.


ALGUNS SERVIÇOS NA INTERNET

Prefeitura de Juiz de Fora- No site da prefeitura é possível obter informações sobre IPTU, horários e trajetos de ônibus e telefones de todos os serviços da prefeitura.

Delegacia Virtual - Denúncia de roubo de veículos e comunicado sobre extravio de documentos, são alguns dos serviços prestados neste site. Mas somente para o estado do Rio de Janeiro.

Help Listas - Para quem procura um número telefônico em qualquer parte do país.

Hora legal brasileira - Hora certa nas diferentes regiões do Brasil.

Banco Central - Informações sobre o mercado financeiro.

Tarifas telefônicas - Preços e informações sobre tarifas telefônicas.

Correios - No site dos correios é possível localizar CEP's de ruas, além dos preços e serviços prestados pela empresa.

Calendário - Além de dia e mês, o site traz também informações sobre as fases da lua.

Cálculos - Neste site é possível conversões de unidades métricas, calcular prestações e, até mesmo, saber o número de calorias de alimentos.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.