• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Lenda na internet Febraban divulga nota oficial afirmando ser falso o e-mail que diz que digitar senha do banco ao contrário aciona polícia


    12/03/2007

    A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nota oficial afirmando ser falsa a "lenda urbana" divulgada pela internet que a digitação invertida da senha em caixas eletrônicos envia mensagem à polícia.

    A mensagem enviada pela internet, com o título de "utilidade pública", afirma ao usuário que ele deve digitar sua senha ao contrário em caso de assaltos em caixas eletrônicos, porque essa ação acionaria um dispositivo na sede da polícia, evitando a retirada de dinheiro.

    Segundo a entidade, não existe possibilidade técnica de se realizar tal procedimento. Em Juiz de Fora, o Sindicato dos Bancários afirmou que recebeu alguns telefonemas sobre o assunto, desde que a mensagem caiu na rede. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, todos os usuários já foram orientados sobre a falsa utilidade pública divulgada na internet.

    A Febraban alerta que as recomendações de segurança para quem usa terminais de auto-atendimento continuam as mesmas: manter o corpo próximo do terminal na hora de digitar a senha, usar caixas eletrônicos em locais de grande movimento, preferencialmente em ambientes internos (como shopping centers), e tentar fazer as operações em horário comercial.

    A entidade afirma que o usuário também deve evitar aceitar a ajuda de estranhos e usar a tecla "anula" ou "cancela" toda a vez que não concluir uma operação. Em caso de retenção do cartão no caixa automático, o cliente deve tentar recuperá-lo imediatamente, usando telefones de emergência geralmente instalados ao lado das máquinas.

    Outra medida de segurança é evitar o saque de grandes valores em dinheiro. Em transações de altos valores, a Febraban recomenda o uso de meios eletrônicos de transferência, como os DOCs.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.