• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Meu email? Mas eu não encaminhei nada!
    Meu amigo disse que enviei um email com vírus pra ele, mas eu tenho a certeza de que não fui eu! O estranho é que o endereço eletrônico era meu mesmo! Será que estão usando meu email sem autorização?

    Ludmila Gusman
    Editora
    08/11/04

    Quem já não encontrou em sua caixa postal uma mensagem afirmando que as informações enviadas, através de seu endereço eletrônico, continham vírus? O espanto é maior quando você tem a certeza de que do seu correio eletrônico não saiu nada. E os amigos então? Tem gente que fica brava com você dizendo que recebeu um email, abriu o arquivo confiando no destinatário (você!) e o resultado foi catastrófico: um vírus no computador.

    Aí, você desconta sua raiva no Provedor e quer saber logo o que está acontecendo. Afinal, não enviou mensagem nenhuma e desconfia de que seu endereço eletrônico está sendo usado por outras pessoas, sem sua autorização.

    Calma... não é nada disso! O fato das pessoas terem recebido mensagens com vírus, contendo seu endereço de email, não significa que estes emails tenham sido, necessariamente, enviados por você. Existem vírus que, quando são executados em determinadas máquinas, buscam os emails armazenados no catálogo de endereços de seu amigo - por exemplo - que possui lá o seu contato.

    Em seguida, o vírus utiliza estes endereços (o seu por exemplo) como "máscaras" para outros endereços de email. Além dos catálogos de endereços, os vírus também podem buscar links em arquivos do Office, como Word e Excel.

    Está aí a confusão! Na verdade, não foi você o destinatário e sim o vírus que quer "enganar" o seu amigo e fazê-lo abrir o arquivo para infectar a máquina. Por isso, o seu amigo recebe um email achando que é você, quando na verdade não é.

    Recebendo mensagens de alertas de vírus que você não enviou:
    Se seu email for usado como máscara e o Provedor possuir um sistema para barrar mensagens que contenham vírus, automaticamente, você pode receber uma mensagem alertando que o email enviado por você (na verdade pelo vírus que pegou seu contato em algum computador) está infectado. Este é um sistema de antivírus usado por alguns provedores, como por exemplo o da ACESSA.com.

    Toda vez que os nossos usuários recebem emails com vírus, o sistema barra o conteúdo e manda uma alerta de vírus para o destinatário. Portanto, se o vírus utilizou seu email como máscara, possivelmente você receberá este alerta dizendo que enviou uma mensagem infectada, mas fique tranqüilo! Agora, você já sabe que essa é a nova forma que o vírus encontrou de atingir o computador. Então, muito cuidado. Atualize sempre o seu anti-vírus e fique atento ao abrir qualquer tipo de arquivo!

    Os usuários ACESSA.com podem esclarecer suas dúvidas ou adquirirem mais informações pelo telefone: 2101-2000, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados no horário de 8h às 0h. Ou pelo e-mail suporte@acessa.com

    Leia mais:

  • Proteja-se dos hackers
  • ACESSA.com oferece programa anti-spam aos usuários
  • Proteja seu micro


    Se você tem outras dúvidas sobre este assunto, envie um email para suporteonline@acessa.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.