• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    É possível bloquear os emails indesejáveis? Com o programa anti-spam da ACESSA.com você bloqueia até 100% das mensagens indesejáveis em sua caixa postal. Mas atenção! Entenda primeiro como funciona...

    Ludmila Gusman
    Editora Geral
    07/12/2004

    Sua caixa postal está lotada de emails. Até aí, tudo bem! No entanto, isso só seria vantagem se todas as mensagens recebidas fossem úteis pra você. Mas, 90% acabam sendo spams. (O que é?). Ai, ai, ai... é impossível não ficar com raiva... o trabalhão que você tem em apagá-las toma boa parte do seu tempo.

    Não se preocupe! Se você é usuário ACESSA.com, agora já é possível você mesmo administrar que tipo de mensagem sua caixa postal deve ou não receber (spam ou não). O próprio usuário pode mudar a qualquer momento as regras que estabeleceu e escolher aquela que mais se adapta, através do novo programa anti-spam que acabamos de lançar. Acompanhe a imagem abaixo. Essa é a nova tela que você vai encontrar na área de assinantes ao clicar em Meu email, na opção anti-spam. (Só para lembrar, o endereço é: www.acessa.com/assinante)

    Entenda as políticas anti-spam
    Agora, você pode escolher a política de bloqueio que quer usar. Elas estão divididas em cinco níveis: Nenhuma, Fraca, Média, Forte e Radical.



    Para entender melhor a função de cada uma delas, guarde o seguinte:

    Na primeira política, que recebe o nome de NENHUMA, você está optando em desativar o programa, ou seja, nada será bloqueado, por isso você poderá receber todo o tipo de mensagem (spam, emails de amigos, propagandas...).

    Por outro lado, a política denominada RADICAL é o oposto da primeira. Você vai bloquear todas as mensagens recebidas até mesmo os emails dos amigos. Nesse caso, é muito importante que você inclua os emails que quer receber em sua lista branca (o que é?). Só estes chegarão até você. Muito cuidado com esta política, como o próprio nome diz ela é radical mesmo. Se você receber uma proposta de emprego, por exemplo, de um email que não está na lista branca, você perde esta informação. Não tem como recuperar a mensagem! Repetindo: você só receberá os emails inseridos na lista branca, guardou bem?

    Até aí foi fácil. Na verdade você vai desativar (nenhuma) ou ativar (de forma radical) o programa anti-spam. Vamos agora aos níveis intermediários: Fraca, Média e Forte

  • FRACA: só vai bloquear os emails que tiverem algum indício de spam baseado nas regras das listas internacionais. Nestas listas estão endereços, e-mails, domínios, expressões comuns que já se tornaram características de spams. Você vai depender dessas normas. A lista branca e negra estão desativadas. Não tem como você inserir o endereço de seu amigo, por exemplo. Se o email dele se enquadrar nas normas internacionais, e for visto como spam, certamente será bloqueado.
  • MÉDIA: esta política bloqueia alguns tipos de spams (quais?). Numa escala de zero a cem, podemos dizer que a política média vai bloquear, em média, 50% deles. Aqui você tem acesso à lista negra e branca. Vamos supor que mesmo ativando esta política passou algum email que você não quer receber. Basta inserí-lo na lista negra e você não o receberá mais. Ao contrário, se interceptou um email que você quer receber, é só incluí-lo na lista branca. Mas, lembre-se a mensagem que já foi bloqueada não pode ser recuperada.
  • FORTE: na política forte são utilizadas as mesmas regras da média mais algumas (quais?) que chega a bloquear 75% dos spams. Assim como na média, você tem acesso às listas branca e negra para inserir os emails que quer receber e que foram interceptados e os que não quer e que chegaram à sua caixa postal.
  • Opção de consultar
    Bem, agora que você já sabe a função de cada política é importante conhecer outra novidade do programa anti-spam da ACESSA.com. Nele, você terá a oportunidade de consultar todos os emails que foram bloqueados, em sua caixa postal, nos últimos sete dias. Mas a consulta se restringe ao endereço de email não ao conteúdo dele. Lá você terá como adicionar à sua lista branca um email que for bloqueado e que você quer receber. Veja a imagem da tela que você encontrará na página de assinantes:

    Se você clicar em consultar terá acesso a todos os emails bloqueados nos últimos sete dias. Se escrever o nome do remetente ou do servidor terá acesso somente ao email daquele rementente ou aos emails daquele servidor.

    Quando você consultar, terá acesso a página abaixo. Na coluna da lista branca se você clicar em "Adicionar" vai inserir aquele email na sua lista e, a partir deste momento, o email não será mais bloqueado.

    Observações importantes

  • Na lista branca você também pode inserir o domínio. Por exemplo: você quer receber os emails com o domínio de algum provedor. Digite lá: provedor.com ou provedor.com.br e a partir daí nenhum email deste domínio será barrado.

  • Lembra da matéria anterior que falamos sobre a falsificação do from? Os vírus que disparam email com o seu endereço como se fosse você que tivesse enviado? (Leia a matéria). Pois bem. Fique atento porque ao escolher a política radical, por exemplo, e inserir o email do seu amigo da lista branca, é possível que você receba um email ou outro que não seja enviado por ele, já que o remetente é: fulano@provedor.com (o seu amigo que está na lista branca).

  • É aconselhável que você consulte a sua lista de emails bloqueados todos os dias para controlar melhor o que foi barrado e saber se, por exemplo, recebeu um email de um amigo que é importante. Nesse caso, você terá que inserí-lo na lista branca e entrar em contato com ele pedindo que envie novamente a mensagem, já que o conteúdo dos emails bloqueados você não tem acesso.

  • Outro detalhe: qualquer política anti-spam que você escolher vai levar em conta o seu email (fulano@provedor.com). Se você participa de uma lista de discussão o destinatário não é o seu email e sim a lista (lista@provedor.com), por isso se continuar recebendo muitos spams deve levar em conta este aspecto. Se você não estiver em lista nenhuma, não há problema. O programa vai funcionar normalmente como explicado acima.

  • O remetente que for bloqueado pelo sistema anti-spam receberá uma mensagem o avisando do bloqueio.

  • IMPORTANTE: usuários acessa.com não são bloqueados. Assim, não adianta colocar um usuário @acessa.com em sua lista negra. Ele não será bloqueado.
  • E no caso dos domínios, como funciona?
    A política anti-spam para os clientes que possuem domínios com a ACESSA.com funciona da mesma maneira explicada acima. A diferença é que cada email do domínio pode ser personalizado com uma política anti-spam diferente. Assim, se existe um domínio chamado: empresa.com.br e este domínio possui dez emails diferentes (chefe@empresa.com.br/ empregado@empresa.com.br...), cada um destes emails pode escolher o tipo de bloqueio que deseja (nenhum, fraco, médio, forte ou radical). No caso da caixa postal dos usuários a escolha da política é feita para a caixa postal. Se você tem na sua caixa postal com vários emails: email1@provedor.com/email2@provedor.com... e escolher a política forte, por exemplo, ela será aplicada a todos. Não há a possibilidade de no email1@provedor.com a política ser forte e no email2@provedor.com ser fraca.


    Se você é usuário ACESSA.com e tem outras dúvidas sobre este assunto, envie um email para suporte@acessa.com ou entre em contato pelo telefone: 2101-2000, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados no horário de 8h às 0h.


    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.