Meu acesso discado est?
com problema, como posso resolver?

Antes de pedir ajuda ao Provedor, fique atento se voc? mesmo
n?o pode solucionar os problemas

Ludmila Gusman
Editora

Utilizado, geralmente, por quem navega pouco pela internet ou apenas de madrugrada e aos finais de semana, o acesso discado ? um tipo de conex?o que pode ser usado em qualquer lugar que exista um telefone, um computador e uma placa de fax modem.

Embora a f?cil instala??o e o uso sejam atrativos para optar por este acesso, alguns problemas causados ou pela linha ou pelo equipamento podem deixar voc? com raiva do Provedor, n?o ? verdade? Fique calmo! O Provedor nem sempre ? o vil?o da hist?ria e, na maioria das situa?es, voc? mesmo pode resolver o problema do seu acesso com alguns cuidados e observa?es importantes.

Por depender da linha e de um fax modem de boa qualidade, ? aconselh?vel voc? saber que existem diversos fatores que podem influenciar na velocidade e estabilidade da conex?o de um acesso discado e que, nem sempre, eles dependem somente da qualidade do Provedor que voc? utiliza. Quer um exemplo? Aqui em Juiz de Fora ? comum acontecer problemas de acesso discado em tempo de chuvas. A linha do seu telefone em fun??o do mau tempo pode apresentar ru?dos e isso prejudica a navega??o, ocasionando perda de velocidade e at? queda na linha. A solu??o ? voc? aguardar um pouco at? que o tempo melhore e a linha se reestabele?a sem os ru?dos para que a navega??o volte ao normal.

Aten??o: n?o ? aconselh?vel voc? utilizar o computador nos momentos de rel?mpagos e chuvas fortes. Isso tamb?m ? um fator negativo para a sua conex?o e o que ? pior: pode queimar o seu modem!

Outro ponto importante: para que o acesso discado n?o lhe cause transtornos ? imprescind?vel que a linha n?o s? esteja em bom estado como tamb?m seja utilizada apenas para aquela finalidade. Se a linha que voc? utiliza para navegar possui outras fun?es como bina, fax, secret?ria eletr?nica, ramal, muitas extens?es na sua casa.... pode sim prejudicar o acesso. Experimente desabilitar essas fun?es no momento de sua navega??o e verifique se ocorre melhora. Caso contr?rio, o ru?do ocasionado na linha pode ser problema da pr?pria linha mesmo. Neste caso, o mais indicado ? voc? entrar em contato com a Telemar e solicitar revis?o de linha para dados, n?o para voz, j? que sua inten??o ? a navega??o. O n?mero de contato da Telemar ? 103.

Al?m das condi?es clim?ticas, problemas de equipamento que podem prejudicar o acesso discado voc? tamb?m deve ficar atento ?s configura?es. Existem softwares programados para desconectar automaticamente. Em alguns casos, a linha que cai toda hora pode estar associada a este fator. O Outlook, por exemplo, pode ser programado para desconectar ap?s o recebimento/envio de mensagens. ? preciso desabilitar a fun??o que permite a desconex?o autom?tica.

Se mesmo depois de todas estas tentativas voc? ainda tem problemas com o seu acesso discado, a? sim, depois de tentar solucionar todas sem ?xito, voc? deve procurar o suporte de seu Provedor para verificar o que acontece.


Se voc? ? usu?rio ACESSA.com e tem outras d?vidas sobre este assunto, envie um email para suporte@acessa.com ou entre em contato pelo telefone: 2101-2000, todos os dias, inclusive s?bados, domingos e feriados no hor?rio de 8h ?s 0h.