• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Phishing Scam ACESSA.com orienta usuários sobre envio de mensagem com nome da empresa. Cuidado: pode se tratar de um scam

    Fernanda Leonel
    Repórter

    Nos últimos dias, alguns usuários da ACESSA.com têm procurado o Suporte Técnico da empresa para esclarecer a respeito de um email enviado por um remetente identificado como "Grupo Arroba" que se diz representar o provedor para avisar aos usuários da necessidade de recadastramento de seu e-mail pessoal antes que ele expire.

    Se você é usuário do Provedor e também recebeu esse e-mail, atenção: a mensagem trata-se de Phishing Scam. Este é o nome dado a umas das mais comuns e perigosas ameaças atuais da internet. O objetivo é tentar roubar dados como id login e senha dos usuários, instalando arquivos executáveis (geralmente com extensão: zip, exe, src) em seu computador. A isca principal é o link. Você clica no local indicado e é levado até um site forjado que imita o site da empresa citada na mensagem.

    Segundo o diretor técnico da ACESSA.com, Sérgio Guimarães de Faria, estes pedidos de atualização de cadastros via email devem sempre ser vistos com desconfiança pelos internautas. "Nenhuma empresa ou instituição tem como praxe pedidos de atualização de cadastros por email", alerta.

    Portanto, a ACESSA.com não manda nenhum tipo de notificação de recadastramento de e-mail ou comunicação que peça seus dados pessoais ou indique a necessidade de algum clique em determinado link - o grande perigo quando o assunto é scams.

    Renato Fraga Lopes Segundo o supervisor do Suporte Técnico da ACESSA.com, Renato Fraga Lopes, o contato realizado pela empresa via e-mail só acontece em situações especifícas. Os e-mails do suporte podem informar o funcionamento do plantão em datas como carnaval e ano novo, sobre uma possível interrupção do servidor ou podem ser a resposta à alguma dúvida solicitada pelo próprio usuário.

    "Mas esses e-mails são realmente muito esporádicos, em razão das datas desses "plantões" especiais serem em datas específicas e da possível interrupção do servidor, por exemplo, quase não acontecer. O usuário da ACESSA.com pode descartar mesmo a idéia desses e-mails serem daqui, e não clicar em nada que eles pedem", alerta.

    Ajuda no bloqueio
    Além da atenção e da desconfiança que o usuário deve ter ao receber estes tipos de mensagens, outra forma de prevenção, que ajuda a bloquear os scams, é o serviço de política anti-spam, já que os scams possuem características de spams (lixo na caixa postal), embora se trate de uma mensagem, aparentemente comum, o que dificulta a barragem pelo programa anti-spams na maioria dos casos.

    Para assegurar essa prevenção, os usuários ACESSA.com podem personalizar a política anti-spam através das cinco opções de bloqueio disponíveis - radical, forte, média, fraca ou nenhuma. (entenda as políticas anti-spam da ACESSA.com e tire suas dúvidas).

    Além da política anti-spam, há outras duas alternativas para evitar que seu endereço eletrônico seja bombardeado por essas desagradáveis mensagens. A Proteção Extra - um recurso a mais que foi desenvolvido com base no estudo da ACESSA.com das características dos spams normalmente enviados pela internet - e também a Proteção SPF.

    Política de privacidade

    imagem de e-mail É importante destacar aos usuários que o e-mail pessoal de cada um para envio desse tipo de e-mail nada tem a ver com o provedor. A ACESSA.com possui uma Política de Privacidade séria, que não usa ou revela informações sobre suas visitas ao portal ACESSA.com, nem informações que você possa vir a nos fornecer, como nome, endereço, endereço de correio eletrônico ou número de telefone.

    Segundo Renato, o endereço do e-mail pessoal do usuário pode ter sido "roubado" em uma das muitas situações que alimentam o envio de spams: informação de e-mail em sites comerciais e lista de discussão, resposta à "correntes" que podem montar uma lista de spams, visita e cadastros em sites não confiáveis ou scams.

    Fique atento e tenha sempre cuidados com esse tipo de mensagem. Spams podem prejudicar aplicativos no seu computador, baixar o famoso "Cavalo de Tróia" no seu PC - que colabora para capturar suas senhas - entre outras ações.

    Além das políticas que você, usuário da ACESSA.com tem às mãos, valem os cuidados com a sua caixa postal, para dificultar a chegada desses "inimigos virtuais".


    Se você é usuário ACESSA.com e tem outras dúvidas sobre este assunto, envie um email para suporte@acessa.com ou entre em contato pelo telefone: 2101-2000, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados no horário de 8h às 0h.


    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.