Tecnologia assistiva
Recursos a servi?o dos deficientes visuais e auditivos

Ana Let?cia Sales
10/05/02


Linguagem de sinais, textos falados ou avisos sonoros. Estes s?o alguns detalhes que auxiliam a vida de muitas pessoas. Principalmente a dos portadores de necessidades especiais, quando precisam lidar com computadores. Todos os recursos que contribuem para proporcionar vida independente aos deficientes s?o denominados tecnologias assistivas.

Na internet, h? sites que possuem vers?es para deficientes, como o www.amazon.com/access, uma adapta??o da livraria virtual para deficientes visuais. O www.dicionariolibras.com.br ? outro exemplo. Nele os deficientes auditivos, especialmente as crian?as, podem aprender a linguagem de sinais, denominada Libras. O criador do site, Augusto Marques, explica que desenvolveu o dicion?rio ap?s muito estudo e cuidadosa revis?o das imagens."Meu av? era surdo e minha m?e tinha uma pequena surdez. Um dia, navegando pela internet, encontrei um site para deficientes auditivos. Foi o suficiente para as id?ias flu?rem" conta Augusto. Ele tamb?m criou programas did?ticos para surdos e um dicion?rio eletr?nico em CD.

Augusto afirma que, atualmente, tenta disponibilizar o dicion?rio para as pessoas carentes."Na cidade de S?o Paulo existem 51 telecentros destinados a ensinar computa??o ?s comunidades carentes. Agora, tento um espa?o nestes locais para divulgar a Libras" diz. Ele explica ainda que o sistema e-learning da linguagem j? est? em fase final de desenvolvimento.

Programas para necessidades especiais

Um dos programs mais conhecidos para portadores de defici?ncias visuais ? o DOSVOX. O software consiste de um sistema para computadores da linha PC que se comunica com o usu?rio atrav?s de s?ntese de voz. "Ele viabiliza o uso de computadores para o portador de necessidades visuais, que passa a ter independ?ncia no estudo e no trabalho", explica o coordenador do N?cleo de Educa??o Especial da UFJF, professor Carlos Alberto Marques.

O sistema, desenvolvido pelo N?cleo de Eletr?nica da UFRJ, conversa com o deficiente visual em portugu?s. O DOSVOX ? composto por sistema operacional, sistema de s?ntese de fala, formatador para braille, agenda, calculadora, preenchedor de cheques e jogos. Al?m de ampliar as telas para pessoas com vis?o reduzida, ele cont?m ainda programas para educa??o de crian?as com defici?ncia visual e programas sonoros para acesso ? internet.

Os deficientes visuais tamb?m participam como programadores na equipe de desenvolvimento. O site do N?cleo de Computa??o Eletr?nica da UFRJ (http://caec.nce.ufrj.br/~dosvox) disponibiliza uma vers?o light do DOSVOX para Windows. J? o DOSVOX vers?o Pro, pode ser obtido atrav?s do Centro de Distribui??o do programa. Essa vers?o cont?m programas de uso profissional, em especial para internet.

Sites ?teis
Confira outras p?ginas que trazem informa?es ?teis para portadores de necessidades especiais:

Existe tamb?m o www.geocities.com/eloeficiente uma rede de sites sobre defici?ncias na internet. O objetivo do Elo Eficiente ? divulgar p?ginas que tenham informa?es, dados e suporte sobre os diversos tipos de defici?ncias.