• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia
    Tecnologia assistiva
    Recursos a serviço dos deficientes visuais e auditivos

    Ana Letícia Sales
    10/05/02


    Linguagem de sinais, textos falados ou avisos sonoros. Estes são alguns detalhes que auxiliam a vida de muitas pessoas. Principalmente a dos portadores de necessidades especiais, quando precisam lidar com computadores. Todos os recursos que contribuem para proporcionar vida independente aos deficientes são denominados tecnologias assistivas.

    Na internet, há sites que possuem versões para deficientes, como o www.amazon.com/access, uma adaptação da livraria virtual para deficientes visuais. O www.dicionariolibras.com.br é outro exemplo. Nele os deficientes auditivos, especialmente as crianças, podem aprender a linguagem de sinais, denominada Libras. O criador do site, Augusto Marques, explica que desenvolveu o dicionário após muito estudo e cuidadosa revisão das imagens."Meu avô era surdo e minha mãe tinha uma pequena surdez. Um dia, navegando pela internet, encontrei um site para deficientes auditivos. Foi o suficiente para as idéias fluírem" conta Augusto. Ele também criou programas didáticos para surdos e um dicionário eletrônico em CD.

    Augusto afirma que, atualmente, tenta disponibilizar o dicionário para as pessoas carentes."Na cidade de São Paulo existem 51 telecentros destinados a ensinar computação às comunidades carentes. Agora, tento um espaço nestes locais para divulgar a Libras" diz. Ele explica ainda que o sistema e-learning da linguagem já está em fase final de desenvolvimento.

    Programas para necessidades especiais

    Um dos programs mais conhecidos para portadores de deficiências visuais é o DOSVOX. O software consiste de um sistema para computadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz. "Ele viabiliza o uso de computadores para o portador de necessidades visuais, que passa a ter independência no estudo e no trabalho", explica o coordenador do Núcleo de Educação Especial da UFJF, professor Carlos Alberto Marques.

    O sistema, desenvolvido pelo Núcleo de Eletrônica da UFRJ, conversa com o deficiente visual em português. O DOSVOX é composto por sistema operacional, sistema de síntese de fala, formatador para braille, agenda, calculadora, preenchedor de cheques e jogos. Além de ampliar as telas para pessoas com visão reduzida, ele contém ainda programas para educação de crianças com deficiência visual e programas sonoros para acesso à internet.

    Os deficientes visuais também participam como programadores na equipe de desenvolvimento. O site do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ (http://caec.nce.ufrj.br/~dosvox) disponibiliza uma versão light do DOSVOX para Windows. Já o DOSVOX versão Pro, pode ser obtido através do Centro de Distribuição do programa. Essa versão contém programas de uso profissional, em especial para internet.

    Sites úteis
    Confira outras páginas que trazem informações úteis para portadores de necessidades especiais:

    Existe também o www.geocities.com/eloeficiente uma rede de sites sobre deficiências na internet. O objetivo do Elo Eficiente é divulgar páginas que tenham informações, dados e suporte sobre os diversos tipos de deficiências.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.