Ordenando as fotos no computador
Na era das m?quinas digitais, torna-se fundamental organizar as imagens salvas no PC para facilitar as consultas futuras

Marcelo Miranda
Rep?rter
16/03/2006

Clique no ?cone ao lado e veja as dicas do consultor de inform?tica Camilo Mayrink sobre como organizar fotos dentro do computador.

Veja!

? irrevers?vel: as c?meras digitais dominaram de vez o mercado de fotografias. J? s?o mais de 1 milh?o de usu?rios somente no Brasil, segundo dados da Associa??o Brasileira da Ind?stria de Material Fotogr?fico e de Imagem. Uma m?quina com cart?o de 128mb equivale a tr?s rolos de filme tradicional de 36 poses. A infinidade de possibilidades ? tamanha que n?o existe mais a preocupa??o de se tirar uma foto ruim e perder o filme: se n?o ficou legal, basta apagar e tirar outra. Sem gastar com revela??o depois.

Por?m, toda facilidade exige um grau de organiza??o para manter a praticidade. No caso das fotos digitais, organiz?-las no computador torna-se fundamental ? medida em que a quantidade de imagens descarregadas aumenta. Se o usu?rio n?o criar par?metros para ordenar suas fotos, ter? dificuldades em localiz?-las com o passar dos anos. Algumas dicas s?o b?sicas e simples de serem implementadas para tornar a tarefa de organizar imagens r?pida e prazerosa.

O fot?grafo Lu?s Henrique G?vio mant?m no laptop um espa?o espec?fico dentro de "Meus Documentos" em que salva todas as suas imagens de acordo com o assunto e com a ?poca em que foram tiradas. "Dentro de cada pasta, eu nomeio a foto com a data e o evento", diz, mostrando os tipos de pastas que criou: Trabalho, Modelos, Fam?lia, Galera. "Em cada uma eu coloco a foto com data e o acontecimento. No meu caso, tamb?m coloco o autor e alguma descri??o".

Lu?s Henrique (tamb?m conhecido como Lique) ainda aconselha a sempre salvar as fotos com nomes f?ceis de guardar e se achar. "N?o precisa criar nada mirabolante nem codificado. Tem que ser direto, pra que gera?es futuras que forem olhar os ?lbuns virtuais possam localizar de forma r?pida. Nessa era digital, est?o acabando os ?lbuns f?sicos, que eram mais simples de guardar. Ent?o, agora, precisa mesmo ter uma ordem no computador pensando no dia de amanh?", explica.

Seguran?a
E como n?o perder as fotos em caso de problemas no PC? O consultor de inform?tica Camilo Mayrink aconselha que sejam mantidas constantemente c?pias das imagens em m?dia separada. "Particularmente, eu vou sempre salvando minhas fotos no computador e num CD regrav?vel ao longo dos meses. No final do ano, copio todas as imagens desse disco para dois CDs de marcas diferentes. Assim, evito perder as imagens se o micro der problema no meio do ano (porque mantenho o regrav?vel) e guardo todos os arquivos anualmente, limpando espa?o no computador", detalha Camilo.

Algumas pessoas chegam a possuir dois HDs em casa, utilizando um apenas para fotos. Camilo acha que o usu?rio comum n?o precisa chegar a tanto. "Quem guarda fotos por lembran?a n?o tem que preocupar com espa?o. J? quem trabalha com isso ? recomend?vel ter outro drive, porque vai precisar salvar as imagens em alt?ssima resolu??o, e isso requer espa?o no disco".

Independente da forma como se faz, Camilo ? um dos maiores defensores do m?ximo de seguran?a no arquivamento das fotos. "Se voc? perder documentos, talvez seja poss?vel recuperar, mesmo que demore ou n?o saia a mesma coisa. Foto, n?o. Como ? que recupera a imagem do seu filho ainda beb?, ou de um momento numa festa ou num encontro? Se perdeu, nunca mais".

Alguns programas podem ajudar na ordena??o e tratamento da imagem, segundo o consultor, mas ele d? a dica final: "o melhor ? que cada usu?rio crie seus pr?prios crit?rios para salvar as fotos, sempre pensando em que vai v?-las futuramente".

Confira abaixo dicas para uma boa ordena??o de imagens no computador:

  • Salve sempre as imagens dentro de "Meus Documentos", pois, caso o computador seja compartilhado, isso manter? o sigilo da pasta - j? que cada usu?rio deve possuir um login

  • Crie subpastas contendo datas (principalmente o ano) ou nome espec?fico dos eventos

  • Salve as imagens dentro dessas subpastas, utilizando nomes simples e diretos ("festa na casa do fulano", "casamento do beltrano")

  • Para facilitar ainda mais a ordena??o, comece sempre o nome dos arquivos com o ano seguido do m?s e dia (por exemplo: "20060315-casamento"). Assim, o pr?prio computador vai colocar as imagens em ordem cronol?gica

  • Mantenha c?pias de seguran?a constantes das pastas em CDs, para evitar que as imagens se percam caso o computador d? alguma pane