• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia
    Ordenando as fotos no computador
    Na era das máquinas digitais, torna-se fundamental organizar as imagens salvas no PC para facilitar as consultas futuras

    Marcelo Miranda
    Repórter
    16/03/2006

    Clique no ícone ao lado e veja as dicas do consultor de informática Camilo Mayrink sobre como organizar fotos dentro do computador.

    Veja!

    É irreversível: as câmeras digitais dominaram de vez o mercado de fotografias. Já são mais de 1 milhão de usuários somente no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Material Fotográfico e de Imagem. Uma máquina com cartão de 128mb equivale a três rolos de filme tradicional de 36 poses. A infinidade de possibilidades é tamanha que não existe mais a preocupação de se tirar uma foto ruim e perder o filme: se não ficou legal, basta apagar e tirar outra. Sem gastar com revelação depois.

    Porém, toda facilidade exige um grau de organização para manter a praticidade. No caso das fotos digitais, organizá-las no computador torna-se fundamental à medida em que a quantidade de imagens descarregadas aumenta. Se o usuário não criar parâmetros para ordenar suas fotos, terá dificuldades em localizá-las com o passar dos anos. Algumas dicas são básicas e simples de serem implementadas para tornar a tarefa de organizar imagens rápida e prazerosa.

    O fotógrafo Luís Henrique Gávio mantém no laptop um espaço específico dentro de "Meus Documentos" em que salva todas as suas imagens de acordo com o assunto e com a época em que foram tiradas. "Dentro de cada pasta, eu nomeio a foto com a data e o evento", diz, mostrando os tipos de pastas que criou: Trabalho, Modelos, Família, Galera. "Em cada uma eu coloco a foto com data e o acontecimento. No meu caso, também coloco o autor e alguma descrição".

    Luís Henrique (também conhecido como Lique) ainda aconselha a sempre salvar as fotos com nomes fáceis de guardar e se achar. "Não precisa criar nada mirabolante nem codificado. Tem que ser direto, pra que gerações futuras que forem olhar os álbuns virtuais possam localizar de forma rápida. Nessa era digital, estão acabando os álbuns físicos, que eram mais simples de guardar. Então, agora, precisa mesmo ter uma ordem no computador pensando no dia de amanhã", explica.

    Segurança
    E como não perder as fotos em caso de problemas no PC? O consultor de informática Camilo Mayrink aconselha que sejam mantidas constantemente cópias das imagens em mídia separada. "Particularmente, eu vou sempre salvando minhas fotos no computador e num CD regravável ao longo dos meses. No final do ano, copio todas as imagens desse disco para dois CDs de marcas diferentes. Assim, evito perder as imagens se o micro der problema no meio do ano (porque mantenho o regravável) e guardo todos os arquivos anualmente, limpando espaço no computador", detalha Camilo.

    Algumas pessoas chegam a possuir dois HDs em casa, utilizando um apenas para fotos. Camilo acha que o usuário comum não precisa chegar a tanto. "Quem guarda fotos por lembrança não tem que preocupar com espaço. Já quem trabalha com isso é recomendável ter outro drive, porque vai precisar salvar as imagens em altíssima resolução, e isso requer espaço no disco".

    Independente da forma como se faz, Camilo é um dos maiores defensores do máximo de segurança no arquivamento das fotos. "Se você perder documentos, talvez seja possível recuperar, mesmo que demore ou não saia a mesma coisa. Foto, não. Como é que recupera a imagem do seu filho ainda bebê, ou de um momento numa festa ou num encontro? Se perdeu, nunca mais".

    Alguns programas podem ajudar na ordenação e tratamento da imagem, segundo o consultor, mas ele dá a dica final: "o melhor é que cada usuário crie seus próprios critérios para salvar as fotos, sempre pensando em que vai vê-las futuramente".

    Confira abaixo dicas para uma boa ordenação de imagens no computador:

  • Salve sempre as imagens dentro de "Meus Documentos", pois, caso o computador seja compartilhado, isso manterá o sigilo da pasta - já que cada usuário deve possuir um login

  • Crie subpastas contendo datas (principalmente o ano) ou nome específico dos eventos

  • Salve as imagens dentro dessas subpastas, utilizando nomes simples e diretos ("festa na casa do fulano", "casamento do beltrano")

  • Para facilitar ainda mais a ordenação, comece sempre o nome dos arquivos com o ano seguido do mês e dia (por exemplo: "20060315-casamento"). Assim, o próprio computador vai colocar as imagens em ordem cronológica

  • Mantenha cópias de segurança constantes das pastas em CDs, para evitar que as imagens se percam caso o computador dê alguma pane

  • O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.