Inovando a culin?ria com sabor de tradi??o O hamb?rguer de ling?i?a defumada d? toque mineiro ao fast food

Marinella Souza
Colabora??o*
05/10/2007

Pegue uma iguaria genuinamente mineira, acrescente a criatividade t?pica do brasileiro, misture o empreendedorismo e a compet?ncia de um homem corajoso, leve ao forno e pronto! Voc? ter? o hamb?rguer de ling?i?a defumada, inven??o exclusiva do propriet?rio de uma lanchonete situada na movimentada Rua S?o Jo?o.

Mistura daqui, mexe dali, huuumm... esse papo todo de receita te deu fome? Que tal aquele arroz com feij?o, angu e ling?i?a? N?o d? tempo? E pra um sandu?che r?pido, d?? Se voc? pensa que n?o d? pra comparar fast food com comida caseira ? porque n?o conhece o hamb?rguer de ling?i?a defumada!

? isso mesmo, sua fome n?o o deixou t?o tonto a ponto de confundir sua vis?o, voc? leu certo, existe, sim, um hamb?rguer de ling?i?a defumada! E ? de "lamber os bei?os!" E o melhor: ? f?cil de fazer, como voc? ver? a seguir. Mas antes, controle um pouco seus impulsos para sabe de onde vem essa mistura de tradi??o e modernidade. Motivados pelo gosto por uma culin?ria simples, que tivesse a cara do povo mineiro, o empres?rio Lu?z Augusto Prata e sua esposa, a psic?loga Bianca Lopes Fortes, inauguraram, em 1995, uma lanchonete cujo carro chefe fosse os sandu?ches r?pidos, sem perder o referencial mineiro.

O tempo passou e provou que inventividade ? um excelente fermento: que era uma id?ia despretensiosa, transformou-se em um estabelecimento de sucesso, cujo diferencial est? na fabrica??o pr?pria do embutido utilizado na confec??o de seus sandu?ches.

Feito artesanalmente

Luiz Augusto fabrica artesanalmente sua mat?ria-prima, que leva um tempero guardado a sete chaves. Considerando que tempo ? uma artigo cada vez mais raro no dia-a-dia dos brasileiros, refei?es r?pidas s?o a melhor pedida em qualquer card?pio e se elas puderem trazer um pouquinho do sabor da comida caseira, ent?o, viram um verdadeiro banquete!

Apesar de ser um prato de preparo simples, que Bianca jura n?o ter nenhum "pulo do gato", o hamburguer de ling?i?a tem atra?do comil?es de toda a cidade e, voc? poder? fazer essa iguaria a? mesmo na sua casa.

N?o se iludam, n?o ser? dessa vez que Luiz Augusto contar? o segredo do misterioso tempero, mas voc? saber? como montar um sandu?che r?pido e muito gostoso. Mas a cozinheira M?rcia Presciliana, mostrar? como ingredientes simples como tomate e r?cula e um molho sem muito requinte, ? base de alho e cebolinha, presentes em toda cozinha, se transformam em um sandu?che de sabor surpreendente. J? est? sentindo o gostinho? Ent?o, d?-se apenas mais 20 minutinhos e sirva-se ? vontade!

Ingredientes:
    pratos com os ingredientes da receita do hamburguer
  • 1 unidade de hamburguer defumado
  • 1 fatia de queijo prato
  • r?cula
  • tomate
  • pasta de ervas finas ou de tomate seco
  • p?o de hamburguer com gergelim
  • molho especial de alho e cebolinha
  • batatas ou polentas fritas
Modo de fazer:

Frite o bife de hamb?rguer com pouco ?leo, passe o queijo rapidamente pela frigideira para dar uma leve derretida, passe a pasta escolhida no p?o, acrescente a r?cula , o tomate e o bife, use o molho de alho e cebolinha ? vontade. Sirva com as batatas ou polentas fritas Dica da m?rcia: utilize a r?cula picada, isso facilitar? a degusta??o

Para imprimir esta receita, clique aqui

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.