M?veis em ferro Pr?ticos, bonitos e dur?veis, m?veis em ferro d?o toques
de beleza e ousadia em diversos ambientes

Renata Cristina
Rep?rter
10/03/2007

Para quem pretende dar um novo ar na casa, os m?veis em ferro garantem originalidade, toques de ousadia e sofistica??o. Aparadores, mesas de centro, de jantar, cadeiras, cantoneiras, escrivaninhas, bancos, cabideiros, chapeleiras... cada detalhe pode se transformar com o metal.

De acordo com o especialista em m?veis em ferro, Wanderson Barros, que trabalha h? doze anos na elabora??o e confec??o deste m?veis, "Tudo depender? da harmonia do ambiente e de suas pretens?es". Quem prefere come?ar pela sala, lugar de chegadas "triunfais", h? op?es em alta, como os aparadores e mesas de centro. O ouro velho, que foi a cor oficial das salas de estar, est? perdendo vez para o preto e o creme. Mas nada que o coloque na lista negra.

Os puffs entram na corrente dos preferidos na sala e podem demarcar a?reas de entretenimento, locais para drinques e bate-papo. Transportados do quarto para lugares de conviv?ncia, est? no auge a vers?o francesa do puff recamier. Para quem n?o conhece, ? aquele banco retangular, que fica na beira das camas de casal.

Os mais atrevidos podem optar pelas cadeiras e sof?s, tudo com muita modera??o, para n?o transformar o local em uma "selva de ferro". Acolchoados com curvim, couro e outros materiais sint?ticos, os sof?s podem causar impacto, mas ao mesmo tempo, pesar o ambiente, caso haja excesso de pe?as em ferro no local.

Portanto, a dica ?: se escolher o sof?, n?o exagere nos itens de decora??o, como espelhos, casti?ais, molduras e mesas de centro.

Velas
decorativas em salas de visita Velas
decorativasem uma mesa Velas
decorativas em salas de visita

Ainda na sala, d? para investir nas chapeleiras, charmosas e cheias de gra?a. As lumin?rias caem muito bem ao lado de espregui?adeiras e poltronas. Outra op??o chiqu?rrima e que remete a momentos de interioriza??o, ? o div?.

Passando para o escrit?rio, as mesas em ferro e vidro garantem impon?ncia. A diferen?a dos locais de trabalho para os de lazer ? que a formas em ferro ficam mais retas, sem tanto rebuscamento. Outra vantagem est? na praticidade, j? que a manuten??o desses m?veis ? simples e n?o exige muitos cuidados.

Use e abuse

Velas
decorativas para festa Nos lugares mais intimistas, como os quartos, as camas s?o um exemplo fiel da combina??o cl?ssica de utilidades do ferro. Moldadas com sensibilidade, elas chegam de diversas formas, mais arredondadas e cheias de detalhes e, ainda, retas, objetivas, modernosas.

Na cozinha, alguns itens ganham charme com o ferro. A come?ar pelos acess?rios, como porta-vinhos, galeteiros e fruteiras, at? chegar nas mesas e cantoneiras.

D? at? para investir em arm?rios com ma?anetas e puxadores na mesma cor do jogo de jantar. Quem quer transformar a cozinha em um ambiente mais antenado, esta ? uma alternativa pr?tica e tamb?m econ?mica.

No hall

Em locais de espera, como salas de consult?rios m?dicos, portarias de pr?dios, entre outros locais, a cadeira de ferro, com mesas de centro s?o sempre bem vindas. Al?m de aconchegantes, elas n?o sujam tanto, quanto outros materiais.

Velas
decorativas com cord?es de pedras Velas
decorativas com cord?es de pedras Velas
decorativas com cord?es de pedras