Máscara de Carnaval
Aprenda a fazer uma linda máscara passo-a-passo

Débora Sereno
11/02/04


O carnavalesco Júlio César Meuer dá as dicas para um máscara original.

Ouça!Assista!Aprenda!

Quem é que não está doido para arrasar neste Carnaval a carater pra festa, hein? Uma linda máscara cai bem para quem quer se aventurar na folia e marcar presença nas festas de Carnaval em Juiz de Fora. (Veja onde terá folia)

O Portal ACESSA.com preparou o passo-a-passo em vídeo de uma máscara (foto ao lado) com a ajuda do carnavalesco, Júlio César Meuer. Além disso, fizemos uma pesquisa nas lojas da cidade para saber quais as máscaras mais procuradas nessa época. Tem de todo o tipo para adultos e para crianças. (Clique aqui para ver!)

Júlio César Meuer Para fazer a sua máscara você vai precisar de:

  • papelão couro número 100
  • acetato
  • Paetê a metro número 8
  • galaõ
  • um punhado de chicote
  • cola de sapateiro
  • pistola de cola quente
  • um pedaço de PVC
  • tesoura

    Clique aqui para imprimir o molde da máscara.

    Risque o molde sobre o papel cartão e depois recorte o contorno cuidadosamente. Utilize um estilete para facilitar o recorte dos olhos e da boca.


    (Veja o vídeo)

    (Veja o vídeo)

    Passe a cola no papelão

    Passe a cola sobre toda a superfície da máscara, começando pelos contornos, e evitando excessos. Cole este molde sobre o acetato. Recorte agora o molde no acetato novamente, inclusive os olhos e as bocas.

    Repita o mesmo processo para cobrir o outro lado da máscara e recorte o contorno novamente.


    (Veja o vídeo)

    Cole frente e verso

    (Veja o vídeoI)
    (Veja o vídeoII)

    Depois de cobrir os dois lado, você deve fazer o acabamento da sua máscara. Utilizando uma pistola de cola quente, faça o contorno da máscara, dos olhos e da boca com paetê a metro ou fitas. Aplique a cola aos poucos, para evitar que esta seque antes de você aplicar todo o contorno. Não é necessário repetir o processo dos dois lados.

    Passe a cola

    (Veja o vídeo)

    Primeira parte pronta

    Para a haste, pegue um pedaço de cano PVC e faça um corte de aproximadamente 3 cm na vertical, para o encaixe da máscara.

    Mas antes de encaixar definitivamente, cubra o PVC com galão ou fitas para dar um acabamento legal. Cole bem o início do aviamento e depois cubra toda superfície dando voltas com a fita e aplicando pontos de cola ao longo da haste.


    Pedaço de cano

    Corte e coloque

    (Veja o vídeo)

    Na região final, próxima ao corte, a fita deve ser toda colada no cano. Depois de pronto, utilize uma tesoura para fazer um corte no aviamento, exatamente na mesma direção que o corte do cano. Encaixe a máscara e, para dar maior firmeza, aplique um pouco de cola quente entre a máscara e a haste.


    (Veja o vídeo)

    Cole o cano

    Coloque o chicote
    (Veja o vídeo)

    Agora você está pronto para cair na folia!

    Conteúdo Recomendado

  • Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.