Cerâmica plástica
Faça bijuteria com o tema da "Copa do Mundo"

Sílvia Zoche
Repórter
12/06/06

Hiara Mangia ensina o passo-a-passo de uma bijuteria com cerâmica plástica, com o tema da Copa do Mundo. Clique no ícone ao lado, aprenda e faça!



Dar um toque diferente a acessórios de casa, do escritório, do guarda-roupa... Esta é a proposta de quem gosta de mexer com artesanato. Existem várias técnicas e materiais para deixar a imaginação voar. Uma delas é ensinada com massa de cerâmica plástica por Hiara Mangia. Com ela, você pode fazer bijuterias, decorações em vasos de vidro, pode lixar, envernizar, furar... "Ela é ótima. Essa massa chegou no Brasil há dez anos. Há pouco uma empresa começou a fabricá-la. É melhor do que massa de biscuit, porque pode molhar, pode ir no sol", conta.

O passo-a-passo que Hiara vai ensinar é com o tema Copa do Mundo, com uma parte da técnica millefiori. Ela aprendeu esta e outras ténicas em um curso que fez em São Paulo. "Trabalho com bijuterias há uns seis anos, quando fiquei sabendo que tinha um curso e com o tempo fui me aprimorando. Hoje sei quase todas as técnicas", diz.

Ela é de Caxambu e está em Juiz de Fora há um ano e morre de vontade de dar cursos e ensinar a lidar com a cerâmica plástica. "É muito legal, porque dá pra aplicar em vasos, vidros, cabo de colher, bijuterias... é muito fácil de mexer. E dependendo da técnica dá pra imitar pedras e até couro", revela.

A massa já vem colorida, não há necessidade em se preocupar em tingí-las, mas não pense que suas mãos não ficarão manchadas. Nada que álcool ou uma bucha vegetal ou até aqueles lenços demaquilantes não dêem jeito. Para secar, é só colocar no forno. Hiara usa o forno elétrico exclusivamente para secagem da massa. "É que ela dá um cheiro enquanto seca, mas se quiser usar o forno do fogão não tem problema, porque o material não é tóxico e é usado por crianças", diz.

No forno elétrico, a temperatura deve ser de, aproximadamente, 130ºC, por 25 a 30 minutos. Já no forno do fogão, Hiara indica colocar na temperatura mais baixa, deixar a porta do forno entreaberta, por 20 a 25 minutos. "A pessoa tem que observar no fogão, qual será o tempo correto". O tempo será sempre o mesmo, nos dois casos, independente de ter uma ou dezenas de peças.

Peças como anel, brincos, pingentes serão levados juntos com a massa para o forno. Quando retirar, você vai perceber que a massa vai descolar da peça de metal. Passe cola instantânea e pressione a cerâmica plástica na peça metálica. "É interessante que ao grudar a massa em um vidro e retirar do forno, a cerâmica plástica não descola. Já sai pronta sem necessidade de cola".

Antes de começar a fazer o trabalho, tem que amassar bastante a cerâmica plástica. "Normalmente, ela vem mais dura. Tem que amaciar bem para ela não rachar", explica Hiara. Depois que terminar o passo-a-passo, não jogue fora o que restar de massa. É só envolvê-la em um filme plástico e guardar na geladeira. Ela vai durar cerca de dois meses.

Agora, clique aqui e veja o passo-a-passo!

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.