Noivos em biscuit Os pequenos detalhes da festa fazem a grande diferença,
por isso a moda de enfeitar o bolo com a miniatura dos noivos está em alta

*Colaboração: Renata Solano
Designer: Laura Martins Ferreira
Editora: Ludmila Gusman
08/05/2008

Com tantos detalhes para organizar uma festa de casamento, às vezes, os noivos acabam deixando de lado detalhes fundamentais para que a festa fique mais bonita, divertida ou mesmo personalizada. Por isso, a artesã Aline Fonseca, que faz noivos personalizados em biscuit para casamentos, vai nos ensinar o passo-a-passo desse enfeite.

Aline conta que mexe com biscuit desde 2001 e que aprendeu a fazer sozinha. "Eu comprava revistas e aprendi dessa forma. Hoje trabalho com outra coisa, mas se pudesse ficava por conta do artesanato, é muito gostoso e ver o resultado final é muito divertido", comenta.

Alguns cuidados na hora de manusear a massa de biscuit são fundamentais para fazer os bonecos. "As mãos devem estar sempre limpas para não sujar uma massa com a cor da outra. Além disso, é preciso usar bastante os dedos para moldar a massa e retirar as imperfeições", descreve.

Aline comenta que já fez diversos modelos de noivos, variando estilos, formatos, posições e tamanhos. "Cada um chega com uma idéia diferente, usando a profissão, o time, o estilo de relacionamento, as paixões e os hobbies sempre como algum diferencial do enfeite", comenta.

foto de noivos em biscuit em uma bicicleta foto de noivos em biscuit com a noiva puxando o noivo pela gravata

Alguns materiais utilizados para os detalhes dos noivos como por exemplo as miniaturas de cerveja, gelo, vinho e taças não têm em Juiz de Fora. "Sempre compro em São Paulo, mas está começando a chegar na cidade também".

A artesã comenta que sempre faz sucesso enfeitar o bolo ou a mesa de doces com as miniaturas personalizadas e que tem muita gente que procura para fazer com outros temas como festa de quinze anos, bodas e até noivado.

foto de noivos em biscuit dançando foto de noivos em biscuit com o noivo segurando a noiva no colo

"Meu forte mesmo são noivos, me especializei nessa área, mas adoro fazer biscuit, então, procuro atender o que me pedem com o maior carinho e atenção, por isso sempre anoto os detalhes que me solicitam para fazer um roteiro na hora de montar o enfeite", explica.

Receita da massa de biscuit

Você pode comprar a massa pronta ou fazer em casa, para isso são necessárias duas xícaras de cola branca, duas xícaras de amido de milho, duas colheres de sopa de vaselina ou de óleo de cozinha, duas colheres de sopa de vinagre.

Modo de preparo: misture tudo em uma vasilha, mas misture bem para não deixar bolinha de amido de milho. É preciso dissolver tudo e ficar com uma mistura homogênea. Leve ao forno de microondas na potência máxima por quatro minutos.

A cada minuto tire a mistura do forno e mexa com a colher, no minuto final faça isso de 30 em 30 segundos. A massa está pronta quando fica melada na parte inferior. Depois de fria, sove a massa em um apoio de mármore ou granito. Para isso, unte o apoio com um colher de hidratante (pode ser de cabelo ou de corpo, mas não pode ter silicone).

Para fazer com que a massa fique boa por cerca de um mês, é preciso conservá-la sempre dentro de uma sacola plástica e na geladeira para não ressecar. A dica da artesã é sempre usar a massa com as mãos hidratadas e muito bem limpas.


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.