"Que tal nós dois numa banheira de espuma?"
Banhos relaxantes que você pode preparar
em casa mesmo sem gastar muito

Deborah Moratori
17/09/03

Para dizer adeus ao estresse, para relaxar ou até mesmo recuperar as energias... O que um bom banho não é capaz de fazer? Na banheira ou na ducha, não importa, prepare o ambiente para aproveitar ao máximo este momento.

Selecione suas músicas preferidas, elétricas e dançantes para ficar animada, bem calminhas se a intenção é descansar. À noite apague a luz e ascenda algumas velas, ou então, um abajur. Não economize nos detalhes e crie aquele clima!

Entre no banho sem pressa, como se tivesse todo o tempo do mundo para você... Um banho relaxante deve incluir espumas de banho, óleos aromáticos, pétalas de flores, principalmente na banheira. O banho energizante não dispensa uma boa ducha fria - morninha, se você não suporta água fria - e o uso de óleos de banho especialmente contendo cânfora e algas marinhas.

Na banheira, umas gotinhas de óleos essenciais relaxantes como o da camomila e o da lavanda transformam o banho numa sessão de aromaterapia. Encontre uma posição confortável, inale os vapores e relaxe... Um delicioso banho relaxante e deixa o estresse e o cansaço para trás. Confira a nossa dica:

Banho relaxante
1. Encha a banheira com água morna. Se possível, reduza um pouco a luz do ambiente.
2. Coloque uma música bem relaxante.
3. Adicione cerca de dois copos de sal grosso e algumas gotas de óleos essenciais relaxantes da sua escolha (rosa, gerânio, alfazema, camomila).
4. Em uma posição confortável, relaxe bem o corpo, massageie sua pele com uma esponja e inale os vapores do banho.
5. Ao final do banho, depois de se secar, passe pelo corpo um hidratante com propriedades calmantes.

Propriedades terapêuticas
Um bom banho pode ser ainda mais relaxante com ingredientes que favorecem a pele e mandam a energia negativa para bem longe. Uma boa dica é acompanhar o seu banho de banheira com um delicioso chá. Além da sensação reconfortante, você também poderá usufruir das capacidades terapêuticas de cada planta.

A camomila, por exemplo, é indicada para relaxar. A erva cidreira, ao contrário, possui propriedades tônicas e regeneradoras. No caso, esse chá é perfeito para um banho energizante. Uma taça de vinho, conhaque ou champanhe é bem-vinda em banhos acompanhados...

Para não errar a mão, fique de olho nas propriedades de cada ingrediente e recompense seu corpo e sua alma:

  • alecrim - limpa profundamente a pele
  • mel - efeito hidratante
  • aveia - além da hidratação profunda, tem ação levemente esfoliante

    Relaxando a tensão
    Tomar um banho delicioso e ainda sair com a pele mais bonita e saudável. Nada melhor para levantar o astral, não é verdade? Uma boa dica para um banho energizante são os sais efervescentes. Na banheira ou no chuveiro, provocam uma sensação maravilhosa no corpo! E você ainda pode fazer esses sabonetes em casa. Basta seguir nosso passo-a-passo...

    Clique aqui e confira!

    O "banho nosso de cada dia" também pode se tornar uma ótima oportunidade para você cuidar da sua saúde. Basta conhecer os benefícios terapêuticos de cada ingrediente. No chuveiro, para estimular o organismo naqueles dias de mais preguiça, experimente um banho frio e esfregue o corpo todo com uma bucha. Se falta coragem, tente se acostumar com uma ducha fria rapidíssima no final do banho.

    Na banheira de hidromassagem, os jatos de água concentrados são ideais para dores musculares localizadas. Sais de banho também ajudam a aliviar as dores. Prefira os que têm substâncias emolientes e oleosas, para evitar o ressecamento da pele.

    Óleos de banho deixam a pele macia e hidratada. E as espumas são indicadas para deixar o corpo acetinado e tonificado. E não deixe de tomar uma chuveirada rápida depois do banho na banheira. Além de revigorante, a ducha vai retirar naturalmente os resíduos das substâncias que você escolheu para se banhar.

    Para relaxar ainda mais: experimente colocar 15 gotas de óleo essencial de flor de laranjeira na água quente da sua banheira. Proteja os cabelos, enrolando-os numa toalha e esqueça tudo: fique neste banho de imersão entre 10 e 15 minutos.

    Para repor as energias: prepare uma infusão com flores de alfazema. Deixe tampada a mistura, descansando por alguns minutos. Coe, jogue na água da banheira e fique em imersão por uns 20 minutinhos.

    A ACESSA.com dá um banho quando o assunto é beleza. Confira as nossas receitas para combater a insônia e a TPM, o banho do amor e o afrodisíaco e até um banho anti-celulite. Clique aqui e veja!

    Leia também:

  • O prazer dos banhos
  • Ofurô: um banho de energia e saúde

    Conteúdo Recomendado

  • Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.