Beleza que vem da Amazônia
Plantas são verdadeira aliadas da sua saúde

Débora Sereno
23/12/03


Buriti, Castanha do Pará, Copaíba, Açaí, Andiroba, Cupuaçu, Palmeira da Amazônia ... Em comum eles têm a origem e o fato de serem excelentes matérias-primas para cosmésticos.

O setor, um dos que mais cresce no Brasil, mesmo em tempos de crise, descobriu os benefícios e atrativos das plantas amazônicas. Grandes marcas nacionais e internacionais estão desenvolvendo linhas inteiras com estes produtos. Em Juiz de Fora, é possível encontrá-los nas farmácias de manipulação (Clique aqui).

A farmacêutica, Juliana Aarestrup Arbex , conta que vem observando um aumento na procura pelos produtos produzidos com plantas da Amazônia. Segundo ela, o mais vendido em sua farmácia é o óleo de cupuaçu, que funciona como excelente hidratante.

Para Lucimar Las Casa, também farmacêutica, os produtos naturais ainda precisam de maior divulgação. "Muitas pessoas não conhecem os benefícios desses produtos". Ela destaca por exemplo, a ação repelente de insetos do óleo de Andiroba, que também tem grande ação hidratante, e que é desconhecido pela maior parte de seus clientes. "Por falta de informação, eles acabam levando produtos menos eficazes", diz.

Clique qui para saber os benefícios
que cada planta proporciona à sua saúde

Benefícios comprovados
A esteticista e pesquisadora Kátia Nunes estudou os princípios ativos de plantas da Amazônia e garante que os resultados são excelentes. "Eles promovem a melhora da circulação agindo diretamente na comunicação celular." Podem ser utilizados em tratamentos coporais (flacidez, celulite), faciais (rejuvenescimento, acne, hidratação, foliculite) e para os cabelos (queda, hidratação, maciez, volume), só para citar alguns.

Kátia acompanhou, durante quatro meses, 208 pacientes num Spa em Foz do Iguaçu. Parte do grupo se submeteu a um programa alimentar e físico rígido. Outra parte, aliou ao programa tratamentos estéticos faciais e corporais como massagens modeladoras, drenagens, hidratação e máscaras com produtos que continham princípios ativos da floresta.

O resultado dos pacientes que se submeteram aos tratametnso estéticos foi muito superior aos outros. "Esses conseguiram, além da perda de peso, um aspecto muito mais jovial e saudável. Eles rejuvenesceram", ressalta Kátia. A experiência rendeu um livro, voltado para profissionais da área, "Estética integral: a profissão do novo milênio", onde ela mostra inclusive fotos de antes e depois.

Leia mais:

  • Os benefícios de cada planta
  • Investimentos em pesquisas e divulgação
  • Índios foram os primeiros as descobrir os benefícios das plantas

    Conteúdo Recomendado

  • Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.