[php]insere("tit_eduardosantos")[/php]      Como encontrar a profiss?o certa

::: 13/02/2004



Assistindo a uma palestra recente me deparei com uma quest?o bastante interessante: voc? conhece algum ator aposentado? Claro que deve existir, mas que ? dif?cil de encontrar isto ?. Talvez se aproxime daquelas brincadeiras sobre cabe?a de bacalhau, enterro de an?o e etc. A verdade ? que por mais que me esforce n?o consigo me lembrar de algu?m ter sido apresentado ou entrevistado com o t?tulo de ex-ator ou ex-atriz. Mas, porqu??

? t?o comum encontrarmos ex-profissionais dos mais diversos ramos, por?m em algumas poucas atividades ? o contr?rio. A verdade ? que atores, ou mesmo artistas em geral como escritores, cantores e pintores, entre outros, normalmente n?o se desligam de sua atividade profissional. ? aquela velha m?xima de que o sonho do artista ? morrer no palco. Eles nunca ficam contando tempo para aposentadoria.

? bem diferente de outras profiss?es onde boa parte das pessoas com pouco mais de 10 ou 15 anos j? come?am a fazer uma contagem regressiva para a aposentadoria ? e olha que com as novas regras da previd?ncia estas contas ficaram bem maiores.Mas, sejamos justos, ? poss?vel encontrar pessoas que nunca se desligam de sua atividade profissional em toda e qualquer ?rea ? embora em uma propor??o m?nima se comparado ao universo art?stico. Ent?o ser? que a quest?o n?o ? com a profiss?o e sim com o profissional?

Acredito que a resposta esteja exatamente na escolha da pessoa. As pessoas que com o tempo, mesmo em alguns casos tendo que mudar um pouco o tipo de liga??o com a ?rea de atua??o, se mant?m com o interesse e a vontade de realizar s?o aquelas que fazem o que gostam. Este ? o grande segredo.

J? nos diz a sabedoria popular que sem tes?o n?o d?. Por isso ? t?o importante a informa??o profissional para uma decis?o acertada. N?o estou nem falando de orienta??o vocacional que ? a busca de ajuda com um profissional especializado. Estou falando em informa??o. Ou seja, leitura, pesquisa, conversa com pessoas do ramo de interesse, visitas, trabalhos volunt?rios ou acompanhamentos. Todas estas formas de contato com uma profiss?o pretendida ser?o de grande valia para o candidato e poder?o evitar frustra?es futuras.

Talvez alguns leitores possam questionar que na atual conjuntura do mercado de trabalho a escolha tem que ser mais pela possibilidade de mercado, das oportunidades. Tamb?m acredito que isto ? importante, mas s? porque ser? mais f?cil ganhar dinheiro ou dar? mais dinheiro do que outra profiss?o ? um grande engano. Fazer algo que n?o se gosta e/ou n?o de identifica ? um caminho, com rar?ssimas exce?es, para a infelicidade e o fracasso.

Uma grande chance hoje ? que a maioria das profiss?es t?m pontos de interse??o. ? bem prov?vel que voc? descubra uma forma de aliar a ?rea ou tipo de atividade que voc? goste com uma profiss?o emergente no mercado. Mas, para isto ? preciso se informar. Se voc? aliar prazer e trabalho sua vida ser? uma constante ?realiza??o art?stica?. Tenha prazer no que voc? faz ou voc? correr? um s?rio risco. Tenha paix?o e assim voc? saber? porque ? t?o dif?cil encontrar atores aposentados. Fa?a escolhas conscientes. Busque informa??o. N?o seja apenas um coadjuvante em sua vida profissional.

Fa?a acontecer e sucesso.


Eduardo Santos ? psic?logo e consultor
formado pelo Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora e P?s-Graduado em Consultoria em RH.
Saiba mais clicando aqui.

Clique aqui e envie sua pergunta
para o consultor Eduardo Santos.