Lolita ou Pin-Up?
A maquiagem do ver?o destaca o bronzeado 'natural'

Fl?via Machado
1?/09/01

Verde, lil?s ou azul? Qual sua cor preferida? Rosa? Tudo bem! A maquiagem do ver?o destaca os olhos com cores ? sua escolha, bastante r?mel, blush para real?ar as ma??s do rosto e um discreto gloss na boca. Tudo muito simples! O que importa mesmo ? que a pele tenha um aspecto saud?vel, tipo: tomei um pouco de sol e fiquei corada!

As dicas quent?ssimas s?o do badalado maquiador Ton Reis, que ? juizforano, mas atualmente vive em S?o Paulo, um dos preferidos de muitas estrelas e j? fez capas das principais revistas de moda do pa?s. A inspira??o para as tend?ncias da pr?xima esta??o, segundo ele, vem de ?lolitas? e ?pin-ups?, estilos que fizeram muito sucesso nos editoriais de moda e propagandas da d?cada de 50 e 60.

Mais do que ditar moda, Ton Reis acredita que as mulheres est?o se conhecendo melhor, por isso, muitas delas criam seu pr?prio estilo de maquiagem. O que ele considera um ponto a favor na hora da produ??o. ?Muitas modelos das quais trabalho me escolheram justamente por este fato: eu respeito o que elas gostam de fazer em si mesmas. A moda pode apontar tend?ncias, mas cada um tem suas prefer?ncias".

O grande hit da esta??o, como adianta Ton, v?o ser os produtos bronzeadores, que d?o o efeito do t?o comentado aspecto de pele bronzeada. S?o os chamados ?bronzers?. Mas n?o se engane! Estes produtos s?o cremes usados no rosto, que quando lavados, saem. Isto significa que eles n?o reagem com a pele, ou seja, n?o produzem bronzeamento artificial duradouro.

Acompanhamos dois looks diferentes na produ??o das modelos para um desfile: uma estilo Pin-Up, a Renata Canedo; e a outra, estilo Lolita, a Ana Carolina. ? claro que aqui, a maquiagem delas est? mais forte, mas ? justificada por ser para passarela. No entanto, o maquiador garante que elas podem ser usadas por qualquer mortal - para ir a uma festa ou, simplesmente, para sair ? noite - desde que mais suavizadas. O truque ? passar menos sombra e n?o deixar a pele brilhosa.

Sombra e gloss - m?o na massa!

? esquerda, Ana Carolina pronta para o desfile, em estilo Lolita. Renata Canedo, ? direita, produzida como uma Pin-Up. Abaixo, confira como foi feita a maquiagem de cada uma delas, passo-a-passo, sem nenhum truque!


Confira o passo-a-passo da maquiagem da Ana:

Com a pele devidamente pronta, apenas com aplica??o de creme hidratante e uma base, na cor da pele de Ana, Ton Reis d? forma aos c?lios da modelo, com curvex. O segundo passo, foi delinear os olhos, com um tra?o de sombra preta. Em seguida, sombra marrom aplicada somente na parte superior das p?lpebras...

Confira o passo-a-passo da maquiagem da Ana:

...Maquiagem dos olhos prontas, agora ? a vez das ma??s do rosto, que levam um creme perolado, que serve tamb?m para passar nos olhos. O efeito ? um rosto levemente cintilante. Por fim, o gloss completa esta produ??o, t?pica para adolescentes!



Confira o passo-a-passo da maquiagem da Renata:

Em Renata, o maquiador usou cores fortes, para real?ar mais em cima tom de sua pele. Come?ando pela sombra rosa, que foi espalhada em toda a p?lpebra. Por cima dela, veio outra sombra rosa, desta vez, cintilante. O r?mel, aplicado nos c?lios superiores e inferiores, fortalece a express?o...

Confira o passo-a-passo da maquiagem da Renata:

...Blush marrom nas ma?as do rosto e gloss rosa-choque para completar o visual desta Pin-Up!


Ton Reis

Ton Reis nasceu em Juiz de Fora, mas logo, logo, foi morar no Rio, onde aperfei?oou sua t?cnica. Atualmente em S?o Paulo, onde j? mora por quatro anos, tornou-se um dos melhores maquiadores do Brasil.

Tem em seu curr?culo capas e editoriais das principais revistas de moda do pa?s, como Elle, Cl?udia, Vogue, Marie Claire, Vip, Revista da Daslu, Boa Forma, Nova, Nova Beleza, Revista da Folha, Jornal O Globo, JB. Al?m disso, assina a make-up de v?rios comerciais de TV e m?dia impressa, como Sprite, Peugeot, Sempre Livre e Azal?a. Hoje ? o respons?vel pelo visual da apresentadora Adriane Galisteu.

Profissional requisitado, ? o preferido por algumas estrelas brasileiras, entre elas, Ana Paula Ar?sio, Paula Toller, Fernanda Rodrigues, D?bora Secco, Suzana Werner, Ana Beatriz Barros, Alessandra Ambr?sio, Ana Cl?udia Michels e Camila Pitanga. Tamb?m participou de desfiles na SP Fashion Week e na Semana Barra Shoping de Estilo.