• Assinantes
  • Mulher


    Artigo
    Análise Fashion Rio e SPFW
    :::01/08/2005

    Muito se viu e muito se falou dos últimos eventos de moda que aconteceram há algumas semanas no Rio e em São Paulo. As principais perguntas são: será que vai usar? Essa moda vai pegar? Para uma previsão, temos que dar uma revisada em tudo o que foi mostrado para então tirarmos a nossa própria conclusão. Afinal, tudo o que foi mostrado são interpretações de estilistas e peças de encenação muitas vezes organizadas para efeito de passarela. Mas como amamos falar de moda... vamos a uma análise geral mesmo!

    Primeiro foi o Fashion Rio, com sua moda descontraída e muito colorida que o carioca sempre apresenta. Destaque para o beach wear, com coleções originais e bem diversificadas, como a jovial Salinas e os modelos ultra chics da Lenny. Recortes bem posicionados e um leve ar de recato são pontos em comum de coleções praia do evento.

    Em seguida vem o São Paulo Fashion Week, o maior evento de moda da América Latina. Uma maratona de 51 desfiles que mobiliza profissionais dos mais diversos ramos num grande show de beleza e criatividade.

    E tudo começou em muito bom estilo. Abrindo a temporada, Ricardo Almeida arrancou suspiros da platéia com um casting pra lá de especial. Não dava pra saber o que era mais perfeito, se os cortes das peças ou os modelos como Fábio Assunção, Marcelo Anthony, Paulo Vilhena, Murilo Benício, Seu Jorge e outros mais. Os ternos, impecáveis, mostram um homem sensual mas muito bem vestido.

    Ainda falando em homens, outro estilo que ficou muito bem evidenciado foi a mistura da alfaiataria com elementos básicos, como a t-shirt, regata e tênis.

    A moda feminina veio ainda assim... mais feminina. Numa super valorição da estética da mulher, os estilistas buscaram em suas fontes de inspiração aquilo que melhor traduziria seu desejo de valorizar o que uma mulher tem de mais singelo.
    Vestidos, muito vestidos. Uma peça tão brasileira e tão bem apropriada para a estação. Além de super femininos, os vestidos ainda apresentavam o godê, os babados e as amarrações. Numa grande explosão de cores, como pede o verão, as cartelas variavam do laranja ao roxo, passando pelo vermelho, amarelo, verde e azul. Arrasaram os modelos luxuosos de Lino Villaventura, Carlos Tufvesson, e Eduardo Suppes, que trouxe muito dourado e swaroviski em suas criações.

    Ainda por mais uma estação, teremos batas! Laços, frufrus, apliques e toques delicados para uma cara mais pessoal. Assim como as propostas de Herchcovitch, com uma onda psicodélica em clima romântico. Vale misturar florais e xadrez, num clima de produção única.

    Também muito feminina, a coleção de Glória Coelho apostou nos tons claros, muitos babados e transparências. Eleito pela estilista como um grande trunfo, o tule entra nas produções com seu toque ultra romântico, quase angelical.

    Uma onda girly invade o cenário e a menininha dentro de cada uma de nós sai para brincar com roupas de verdade, de formas simples mas com muito trabalho individual. Isabela Capeto é uma estilista que embarca nesta viagem e se consagrou exatamente por este estilo. Em outra onda, a Raia de Goeye com batas, calças e vestidos bem desestruturados e cortes caídos, com direito até a underwear aparecendo.

    Em se tratando de formas, de um modo geral, as cinturas subiram, os volumes aumentaram, as cinturas ficaram mais marcadas. A onda vintage ainda tem muito espaço, com misturas e detalhes inusitados.
    Calças clochard, quem diria, aparecem bastante, assim como as pantalonas, que mais anos 80 impossível.

    Nos materiais, vale tudo: seda, voil, gaze, linho, musseline e algodão. A estamparia é vasta: da inspiração oriental, principalmente a indiana, vem o brilho, o dourado, e os bordados. Da África vem o cáqui, o linho natural e as estampas de bichos que perduram. Da influência anos 80, os grafismos e o ar psicodélico.

    E do nosso Brasil a nossa maior inspiração. A vontade de fazer moda e criar nosso próprio estilo!


    Clique aqui e mande sua pergunta,
    esclareça sua dúvida de moda com
    a consultora Nivea Heluey

    Nivea Heluey é especialista
    em Jornalismo de Moda e Comunicação de Moda
    Saiba mais, clicando aqui!

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.