Amor entre primos
Quando a conviv?ncia se transforma em hist?ria de amor.
Clique para ler algumas aqui

Colabora??o:
*Renata Silva
11/06/04

A m?dica Simone Lopes fala sobre os poss?veis problemas na gesta??o de uma crian?a, cujo os pais possuem grau de parentesco

Ou?a!

Quem nunca se interessou por um primo, que atire a primeira pedra! Esse poderia ser mais um ditado popular adaptado, j? que a conviv?ncia familiar pode se transformar em uma grande paix?o. A verdade ? que nossos queridos primos representam o primeiro conv?vio "extra-casa" e, portanto, ? natural que o interesse aconte?a.

O assunto j? rendeu discuss?es em distintos ramos da ci?ncia e faz parte da trama de lindos contos de amor. Na ci?ncia, Darwin e seus seguidores se preocupavam com a perpetua??o da esp?cie e com os problemas gerados pela concep??o consagu?nea. Na psican?lise, Freud teoriza o complexo de ?dipo. No cinema, o filme brasileiro, Brasa Adormecida, conta hist?ria de um divertido tri?ngulo amoroso entre primos no in?cio dos anos 60.

Simone Lopes O grande tabu que envolve esse tipo de relacionamento est? na heran?a gen?tica. A m?dica obstetra, Simone Lopes (foto ao lado), explica que se a fam?lia possui alguma doen?a heredit?ria, o filho poder? carregar o gene e conseq?entemente, manifestar a doen?a. Segundo ela, gesta?es entre consagu?neos t?m incid?ncia maior de anomalias, numa margem de 32% entre pais e filhos e de 18% entre primos.

No entanto, os parentes n?o precisam desanimar quando o assunto s?o os filhos. "Tudo isso pode ser amenizado atrav?s de uma gravidez programada", diz a m?dica. O exame de translusc?ncia nucal, pode ser realizado com 12 semanas de gesta??o, identificando os primeiros problemas de m?-forma??o.

A equipe do portal ACESSA.com foi buscar hist?rias de amor entre primos. Tr?s gera?es contam suas experi?ncias e garantem que vale a pena superar os obst?culos e lutar pelo amor! Confira a hist?ria dos primos de 1? grau, Esmeralda e Dam?zio - 28 anos de casados - Shirley e Munir, 51 anos de casados e Juliana e Danny, primos de 3? grau.


*Renata Silva ? estudante do 6? per?odo
de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora