Mostra com cem sutiãs busca atrair atenção para prevenção do câncer de mama

Evento faz parte da programação do Outubro Rosa, movimento internacional que tem como objetivo principal lutar contra o câncer

Andréa Moreira
Repórter
24/10/2012
Exposição

Uma exposição com cem sutiãs está montada no Shopping Alameda em Juiz de Fora, que fica na rua Morais e Castro, 300, no Alto dos Passos. O evento coordenado pelo Instituto de Artes e Design, da Universidade Federal de Juiz de Fora, faz parte das celebrações do Outubro Rosa, movimento internacional que tem como objetivo principal lutar contra o câncer de mama e estimular a participação da população, empresas e entidades.

As duas esculturas têm como foco principal chamar a atenção das pessoas para a prevenção, como destaca um dos coordenadores do projeto, Ricardo Cristofaro. "Recebemos um convite da Secretaria Estadual de Saúde [SES] para fazer esta obra. Ficamos muito felizes, pois além de termos a oportunidade de fazer um trabalho coletivo, ainda vamos passar uma mensagem legal, que é o da importância da prevenção contra o câncer de mama."

As obras ficam expostas até às 22h, deste sábado, 27. Além das esculturas, quem passar pelo shopping também irá receber informativos sobre a prevenção desta doença, distribuídos pela SES.

Cristofaro dividiu a coordenação da obra, com Fabrício Carvalho e contou com a colaboração dos estudantes do curso de artes da UFJF Lucas Batista, Lucas Miranda e Marcelene Ladeira, além da artista plástica Márcia Marques.

Outros eventos

Palestras, caminhadas e exames gratuitos de mamografia foram realizados durante todo o mês de outubro em Juiz de Fora. Além disso, o prédio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) recebeu uma iluminação rosa durante os dias 15 e 16.

Nesta quinta-feira, 25, ocorre o último evento do Outubro Rosa em Juiz de Fora. No auditório do Hospital Ascomcer, a partir das 15h, ocorre a palestra sobre o câncer de mama, medicação, efeitos colaterais do tratamento e auto-estima após mastectomia, com a médica Tatyene Nehrer Brugger. A entrada é franca.

Exposição Exposição

Exames em Minas Gerais

Em Minas Gerais, foi registrado um aumento de 22% no número de mamografias realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), se comparado ao primeiro quadrimestre de 2011. A informação da assessoria da SES, revela ainda que, em 2012 já foram realizados 176.288 exames, enquanto que em 2011, foram 143.932 exames. Na faixa prioritária, que corresponde de 50 a 69 anos, foram realizadas 91.048 mamografias, o que representa 23% a mais que no ano passado, quando foram feitos 73.982 exames.

Câncer de Mama no Brasil e em Minas

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que em 2012 serão 52.680 novos casos de câncer de mama em todo o país. Esse número equivale a 52,5 casos por 100 mil habitantes. Minas Gerais, por meio do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama, tem como meta realizar o rastreamento monográfico em cerca de 1,8 milhão da população de risco, no prazo máximo de três anos.

ACESSA.com - Mostra com cem suti?s busca atrair aten??o para preven??o do c?ncer