Terça-feira, 3 de agosto de 2010, atualizada às 15h51

Torcida acredita na classificação, mas acha difícil atrair público para jogo do Tupi

Clecius Campos
Repórter

A torcida do Tupi ainda está confiante na possibilidade de classificação do time para a próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Embora a situação seja difícil, o diretor da Tribo Carijó, Miguel Gasparoni Guastucci, não deixará de torcer. "Vamos comparecer no próximo jogo para apoiar o time em casa. Fazer a festa na arquibancada." O Tupi enfrenta o Botafogo de Ribeirão Preto (SP), neste sábado, 7 de agosto, a partir das 16h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.

Mas a empolgação não é suficiente para levar o público ao estádio. Segundo Guastucci, além da cultura do juizforano de prestigiar mais os jogos do Campeonato Mineiro e comparecer pouco às disputas pela Série D, o desempenho do Carijó está abaixo do esperado. "A campanha do time não está ajudando. O ataque está sofrível e a armação no meio de campo também decepciona. A diretoria manteve a base do último Campeonato Mineiro, mas foi a base ruim. Assim os torcedores desanimam."

Com otimismo, o técnico Ademir Fonseca conclama os torcedores e considera que o campeonato ainda está aberto. "Temos um jogo chave no sábado em que a vitória nos coloca vivos na competição. Para isso, é importante a participação da torcida." Para Guastucci, só a vitória interessa. "Ainda dá para classificar, mas se empatar, já era." No último jogo, no dia 31 de julho, o Tupi empatou com o Botafogo-SP, em partida fora de casa, por 1 a 1. O Carijó terminou a terceira rodada na lanterna do Grupo 8, empatado com o Cene-MS, com dois pontos ganhos em três jogos.

Para garantir a classificação para a próxima fase, o Tupi precisa vencer pelo menos dois jogos dos três restantes — preferencialmente contra o Botafogo-SP e contra o Cene-MS. Necessita também de torcer por duas vitórias do Madureira contra os mesmos adversários. Só assim, a tabela de classificação permaneceria congelada para os times paulista e sul-mato-grossense, que se enfrentam apenas na oitava rodada.

Reapresentação

A equipe do Tupi fez a reapresentação na manhã desta terça-feira, 3 de agosto, quando os atletas participaram de treino físico. O lateral-esquerdo Michel e o meia Marcel são desfalques certos para a próxima partida. O primeiro sofreu contusão e permanecerá na fisioterapia por mais duas semanas. Já Marcel não pode jogar, pois foi expulso na última partida. Outras dúvidas são as presenças do lateral-direito Michel Lima e do volante Assis, ambos com dores causadas por torções nos tornozelos. O zagueiro Riso também pode ficar fora da partida, devido a um inchaço no peito do pé. A expectativa do clube é de que eles voltem a treinar em breve.

A equipe realiza três treinos táticos antes da partida contra o Botafogo-SP. O primeiro ocorre nesta quarta-feira, 4, no Mário Helênio. Na quinta, 5, os atletas voltam ao Municipal para acertar a formação do time. O último tático antes do jogo ocorre na manhã da sexta-feira, 6, no Estádio Salles de Oliveira, em Santa Terezinha.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Michel Lima