Mulheres se conformam com a celulite A eterna polêmica em torno da celulite é vista com desdém pelas juizforanas

Marinella Souza
*Colaboração
24/06/2008

Vira e mexe a celulite volta à arena de discussões por causa de uma modelo ou atriz que apresenta os indesejáveis furinhos. A "bola" da vez é a modelo tcheca Karolina Kurkova (foto ao lado), uma das top models mais bem pagas do mundo, que desfilou na semana de moda de São Paulo exibindo um bumbum com celulites além do aprovado pelo padrão brasileiro.

Em Juiz de Fora, ao que tudo indica, as mulheres estão alheias a esse tipo de discussão e se conformam com a celulite. As entrevistadas pelo portal ACESSA.com são unânimes: "toda mulher tem", dizem as moças. Mas isso não quer dizer que elas gostam de tê-las.

Para a vendedora Tânia Braga (foto abaixo, de blusa cinza), a celulite não é exclusividade feminina e render-se ao desespero para eliminá-la é uma grande bobagem. "Até meu filho de seis anos tem celulite na barriga", declara. Tânia admite que tem as indesejáveis, mas acredita ter menos do que deveria para seus hábitos alimentares. "Tomo muito refrigerante, dizem que isso aumenta, então, acho que tenho poucas", diz.

Foto
de Tânia Braga Sua colega Rosana Moreira (foto abaixo, de preto) também diz que tem poucas, mas ao contrário de Tânia, ela se incomoda com as suas. "É feio, aparece em algumas roupas e colocar biquíni é horrível. Às vezes, eu vou numa cachoeira e fico vendo aquelas mulheres lá com um corpão, sem uma celulite... é ruim", admite.

A preocupação com o que as outras mulheres vão dizer, aliás, é uma constante. Nove em cada dez mulheres se preocupa com a opinião das outras, mais do que com a dos homens. Mesmo porque, elas já se convenceram que eles não ligam a mínima para os temíveis furinhos.

Foto
de Lucinéia Azevedo É o que revela Lucinéia de Melo Azevedo (foto o lado, de branco). "Esse é um mal que nós mesmas causamos porque nenhuma quer ter para a outra não ficar comentando". A moça ainda arrisca uma explicação para toda a neurose que o assunto envolve: "o problema é que a gente fica vendo as atrizes e as modelos na TV e queremos ser iguais a elas. Só que a mídia mascara os defeitos delas e a gente fica se iludindo com isso".

Foto
de Rosana Moreira Apesar de reclamarem de suas celulites, as entrevistadas confessam não fazer muito para resolver o problema. Rosana é a única que faz caminhadas regularmente e afirma que faria tratamentos mirabolantes, se tivesse dinheiro. "Se tivesse um tratamento sério, que desse bons resultados de verdade e eu tivesse condições, faria, sim!", afirma.

Também vendedora, Andressa Magalhães Resende (foto abaixo) se diz incomodada com seus furinhos, mas "não a ponto de ficar louca passando um monte de cremes", diz. Para Andressa, é preciso que as mulheres se preocupem mais com a saúde do que com a estética. "Hoje o mundo visa muito essa questão do corpo, mas não é bem por aí. Temos que estar bem de saúde, isso é o mais importante", argumenta.

Foto
de Andressa Rezende Não tem jeito, de top model a dona de casa, passando por todo o tipo de profissional, a grande maioria das mulheres sofrem com a danada da celulite a ponto de provocar declarações como a da atriz Paloma Duarte: "nada mais feminino do que celulite e nada mais maternal do que estria". Pode ser uma frase conformista, mas sem dúvida, libertadora.


*Marinella Souza é estudante de Comunicação Social da UFJF

Enquete
Você se preocupa mais sobre o que as mulheres acham sobre sua celulite ou sobre o que os homens pensam?
       Sobre o que as mulheres pensam. Acabo me comparando
       Sobre o que os homens pensam.
       Me preocupo com minha opinião quando me vejo no espelho.
       Não me preocupo, porque todo mundo tem celulite.
       Não me preocupo, porque não tenho celulite.

   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...