• Assinantes
  • Autenticação
  • Especial Noivas

    Recordações do casamento Fotografias e filmagens aliam criatividade técnica ao glamour da cerimônia

    Repórter: Daniele Gruppi
    Designer: Laura Martins Ferreira
    Editora: Ludmila Gusman
    28/04/2008

    Além de vestidos, decoração, bandas e buffets, os noivos também precisam destinar uma parte do orçamento do casório para as recordações das cerimônias, ou seja, para as fotos e filmagens.

    O sócio-gerente de uma produtora de vídeo digital, Alexandre Gomes Benedito, no ramo há oito anos, afirma que os noivos devem se decidir pelo serviço de filmagem com uma antecedência de oito a 12 meses.

    "Trata-se de uma recordação única, por isso, a escolha da empresa que vai ser contratada é importante. De última hora não se tem tempo para avaliar os profissionais. Acaba-se optando por aquele que está disponível na data do casamento".

    Segundo ele, a utilização de equipamentos digitais, introduzidos neste setor há uns cinco anos, em substituição ao analógico, super VHS, mudou a perspectiva do vídeo social, feitos para formaturas, aniversários, bodas e casamentos.

    "O que antes era visto em comerciais e programas de televisão também começou a ser inserido nas filmagens sociais. O trabalho do editor, do cinegrafista e assistente apareceu. O mercado, agora, seleciona os profissionais mais criativos e que oferecem serviços diferenciados.

    foto de Alexandre A filmagem capta os detalhes da cerimônia religiosa e civil para que os noivos possam rever e reviver alguns momentos do "grande dia". A novidade é que as produtoras estão oferecendo, além das imagens das celebrações editadas, a criação de um documentário, contando a história do casal, o cotidiano deles, as perspectivas pós-casamento, e, ainda, disponibilizando depoimentos de pessoas importantes para os dois".

    Segundo Alexandre, a criação de um making of da preparação da noiva também está na lista dos serviços que são procurados, atualmente. "Gravamos as mulheres fazendo a maquiagem, o penteado, na hidromassagem. Estas filmagens têm sido feitas antes da data do casório para evitar tumultos e nervosismo das noivas. Outra vantagem é que que elas se acostumam com as câmeras e ficam mais livres, facilitando o trabalho do cinegrafista".

    foto de vestido de noiva Para as noivas mais modernas e extrovertidas, há ainda a opção por um ensaio sensual. "Fica um vídeo charmoso, sem ser vulgar, além de ser uma surpresa para o noivo". O vídeo é entregue aos noivos no prazo de 21 a 120 dias e pode conter de duas a três horas de conteúdo.

    A capa e embalagem do DVD também podem ser trabalhadas. "Entregamos um para o casal em uma caixa de madeira, com acabamentos de veludo, contra a umidade. Outras duas cópias, em um estojo básico para presentear os pais, pois descobrimos que eles mais dos que os noivos são os que mais gostam de assistir às gravações.

    Arte da fotografia

    foto de Wolner Monteiro A era digital trouxe inovações não só para as filmagens, como também para as fotografias, que também são lembranças especiais de um casamento.

    O profissional Wólmer Monteiro conta que as novidades do momento no mundo fotográfico tem sido o álbum panorâmico, em que as fotos são montadas sem emendas ou cortes, possibilitando muitas opções de diagramação das páginas, com um acabamento final diferenciado.

    O fotolivro também tem sido muito pedido. Segundo o fotógrafo, o papel da fotografia parece de um livro, pode-se trabalhar as fotos e, ainda, escrever textos nelas. Ele diz que há um ano, além de fazer o making of da noiva, faz também do noivo.

    "Atualmente, os noivos participam mais do processo de escolha das fotografias. É preciso mais reunião entre o profissional e os clientes. Entregamos, num prazo de 15 dias, as provas para os noivos selecionarem as fotos que desejam e damos mais dez dias para que eles façam as escolhas. Depois, peço mais 15 para editar o álbum".

    Sites para recordação

    O desenvolvimento de sites de casamento pode ser considerado também uma mania entre os noivos. Normalmente, coloca-se no ar de três a seis meses antes da “Dia D” e pode ficar até depois das cerimônias, pelo tempo que for desejado. Quando retira-se do universo online, a empresa que foi contratada para desenvolver a página entrega um DVD com todo o conteúdo para que os noivos tenham mais uma recordação do matrimônio.

    Os links que são disponibilizados variam. Pode-se colocar a história do casal, as fotos desde quando o casal se conheceu, lista para presente de casamento, blog, dentre outros. Só depende da escolha do cliente.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.