Thiago Cachaldora Thiago Cachaldora 25/5/2010

Comunicação eficaz

imagem simulando uma comunicaçãoTermo comum no meio corporativo e também para os autônomos, a comunicação eficaz tem ficado em alta entre os principais temas de treinamentos e livros de desenvolvimento pessoal.

Muito se comenta a respeito de como a linguagem moderna, vícios de linguagem e linguagem escrita específica das redes sociais têm alterado o padrão comunicativo clássico.
Mas quem disse que o modo clássico é o mais correto? O mais eficaz?

Trabalhando diretamente com a comunicação interpessoal, podemos considerar que mais que uma comunicação moderna, trabalhada, bonita e complexa, a comunicação eficaz é aquela que atinge diretamente seu objetivo junto ao ouvinte, aquela que transmite a mensagem sem deixar margem de dúvidas.

Devemos nos atentar para que o ouvinte ou o leitor seja o alvo de nossa comunicação. De pouco adianta utilizar vocabulário específico de um determinado segmento ou de um nicho diferenciado se nossos ouvintes ou leitores não vão compreender corretamente a ideia a ser transmitida.

É comum ao escutarmos um político falando, considerarmos o discurso bem elaborado, cheios de palavras pouco usuais como sendo de um bom orador... Mas quanto da mensagem proposta foi realmente absorvida pelos ouvintes? O que realmente ficou ecoando na mente de milhões de espectadores?

A linguagem utilizada pode, sim, ser complexa e cheia de termos pouco usuais, ou moderna e prática como das grandes redes sociais, desde que seu público ouvinte ou leitor seja composto por pessoas habituadas a tal forma de comunicação.

O segredo para se atingir uma comunicação eficaz é a naturalidade. Nem muito moderna e nem muito retrô... Um equilíbrio entre as partes para que possamos atingir tantos públicos mais novos, habituados a linguagens específicas e às vezes quase codificadas por um grupo específico, quanto mais experientes e cheios de paradigmas comunicativos.

Saber adaptar a comunicação ao tipo de público que desejamos atingir é um grande trunfo utilizado por vendedores, empresários, professores e demais profissionais que dependem da comunicação para obter sucesso. Tal recurso, utilizado às vezes de forma inconsciente, garante resultados expressivos no mundo dos negócios e pode ser aprendido e desenvolvido através de cursos e treinamentos específicos.

Comunicar-se de forma eficaz é transmitir a mensagem sem obstáculos, exageros, limitações ou dúvidas... É ser assertivo e estar seguro do que diz.


Thiago Cachaldora é fonoaudiólogo, pós graduado em Fonoaudiologia, consultor em comunicação interpessoal, diretor executivo da Clips Comunicação Interpessoal & Desenvolvimento de Pessoas e palestrante. 

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.