Segunda-feira, 30 de julho de 2007, atualizada ?s 14h08

Empresas s? podem recolher a rescis?o do FGTS pela internet


*Guilherme Ar?as
Colabora??o

A partir de quarta-feira, 1? de agosto, todas as empresas devem utilizar somente o meio eletr?nico para recolher a rescis?o do Fundo de Garantia por Tempo de Servi?o (FGTS). Por isso as empresas t?m at? 31 de julho para se adaptar ao novo modelo de recolhimento do FGTS. A Guia de Recolhimento Rescis?rio do FGTS (GRRF), j? est? dispon?vel no site da Caixa Econ?mica Federal.

O empregador deve utilizar o sistema de Conectividade Social, um canal eletr?nico de relacionamento, que permite a transmiss?o do arquivo do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informa?es ? Previd?ncia Social (SEFIP), bem como a opera??o do sistema Caixa PIS/Empresa.

O objetivo da mudan?a, segundo a Caixa, ? agilizar o processo de pagamento aos trabalhadores, al?m de diminuir os custos com esses procedimentos. Com o sistema operacional, os erros de preenchimento do formul?rio tamb?m devem diminuir. Cerca de 70% dos cr?ditos de recolhimento rescis?rio j? s?o feitos pelo GRRF.

As empresas que ainda tiverem d?vidas sobre o sistema de recolhimento on-line, devem ligar para o telefone 0800 762 0104.

*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo na UFJF