Roberto Monti Roberto Monti 6/4/2009

O que fazer com a chegada do marketing m?vel
Sua empresa est? preparada?

foto de v?rios gr?ficos Em agosto de 1997, em artigo publicado na Revista da ESPM? abordando o tema "A Tecnologia Impulsionando o Marketing", descrevemos as grandes mudan?as que estavam ocorrendo no mundo e que, de forma irrevers?vel, iriam alterar o quadro at? ent?o existente. ? evidente que um n?mero cada vez maior de pessoas utilizam e organizam a sua vida com o telefone celular, os PDAs e outros aparelhos de m?o ainda n?o popularizados em nosso mercado. Existem atualmente 4,1 bilh?es de assinantes de telefonia m?vel no mundo, sendo que o Brasil est? em quinto lugar no ranking dos pa?ses que mais utilizam o servi?o, com uma base de 152 milh?es de assinantes.

As informa?es, que s?o para l? de promissoras, foram divulgadas por Michael Becker, vp executivo da iLoop Mobile (uma das ag?ncias respons?veis pelas a?es de mobile marketing na campanha eleitoral de Barack Obama, presidente dos EUA), durante workshop apresentado no Mobile Marketing Forum S?o Paulo, evento encerrado na ?ltimas semana de mar?o naquela cidade. "Temos 73% da popula??o mundial equipada por aparelhos m?veis", afirma Becker. J? nos EUA, o executivo diz que 86% dos americanos possuem a tecnologia mobile, e que 56% utilizam o servi?o de mensagens de texto.

"No Brasil, ? preciso compreender o que s?o os aplicativos destinados aos mercados de massa (SMS) e aos de nicho (bluetooth, mobile web e v?deos). Em rela??o ao bluetooth, por exemplo, muitas pessoas ainda n?o sabem como reagir ? tecnologia. O mercado precisa entender essa quest?o e come?ar a educar os consumidores", enfatizou Becker com base em reportagem divulgada na imprensa especializada.

Hoje, apesar de ainda incipiente, o mobile marketing j? movimentou US$ 2,7 bilh?es em 2008 e a previs?o para 2011 ? de US$ 12,8 bilh?es. Embora seja visto como mercado promissor para anunciantes que apostam na inova??o e interatividade em tempo real, o mobile marketing tem um longo caminho a trilhar at? se tornar maduro. A come?ar pelo pr?prio sistema de comercializar o formato. As ag?ncias n?o est?o preparadas para oferecer de forma adequada e estrat?gica todas as ferramentas que englobam a t?o sonhada mobilidade. J? que as pessoas est?o conectadas o tempo todo, o marketing m?vel oferece uma estrat?gia de ser executada para uma localiza??o espec?fica de consumidores aliada a uma alta interatividade, ao contr?rio da televis?o que oferece uma interatividade baixa, igualmente a do r?dio e da m?dia impressa.

O marketing m?vel poder? contribuir para a consolida??o da marca estimulando ? consci?ncia do top-of-mind e forma??o de atitude, maior envolvimento cliente-marca e influenciar diretamente ao consumidor nas a?es de compra. O aumento da intera??o ? feita pela repeti??o do processo de download de conte?dos e jogos. O est?mulo ? resposta do consumidor est? mudando gra?as a este novo canal que teve in?cio com a internet. Agora, o consumidor poder? ser acompanhado on-line, ser estimulado e informado das promo?es que est?o nas lojas encontradas em seu caminho di?rio, o que j? est? em uso no Jap?o.

Um grande problema nesta opera??o dever? ser obter a aceita??o do usu?rio em receber as mensagens em seu celular, agregando valor ? intera??o marca-cliente sem invadir a sua privacidade. O marketing m?vel ser? um complemento aos outros meios de m?dia promocional, o que exigir? novas a?es das empresas ao formularem sua estrat?gia de comunica??o com o mercado. Desta maneira as empresas dever?o descobrir como as abordagens do marketing m?vel poder?o auxili?-las a conquistar os jovens consumidores de hoje, que ser?o no futuro os consumidores de provavelmente renda maior. No Brasil, muitas empresas desenvolvem com sucesso programas espec?ficos para esta nova forma de intera??o.

E Voc?, Empres?rio/Executivo, est? preparado para esta revolu??o na comunica??o com seu Cliente?


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
aos assuntos de marketing com
o consultor Roberto Monti.

Roberto Monti ? consultor de Marketing.
Co-autor do livro (IN)Fidelidade , Uma Quest?o de Qualidade
Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
Editora Virgo - S?o Paulo, 09/2000