Carolina Lopes Carolina Lopes 7/02/2014

Aprenda a gerenciar melhor o seu tempo

Aprenda a gerenciar o seu tempoAs pessoas sempre reclamam da falta de tempo e o discurso é comum por onde quer que você passe: "Não tenho tempo de malhar, de fazer um curso de inglês, de fazer uma visita, de ir à igreja..." Mas será mesmo que o tempo é o grande vilão da vida moderna?

Os problemas com produtividade nas empresas começam a aparecer diante do volume de urgência. E, ainda, com excesso de reuniões, muitas vezes desnecessárias. Alguns assuntos podem ser tratados através de comunicados, via e-mail, por exemplo. Reuniões para serem produtivas precisam seguir uma pauta, ter tempo para começar e terminar e alguém para conduzir com habilidade de não perder o foco. E, claro, começar na hora marcada!

Já na vida pessoal o grande vilão hoje em dia são as interrupções pelo celular e a internet. É muito comum escutar que com tanto trabalho não sobra tempo para ler um livro ou ler um jornal, mas é fácil perceber que estas pessoas muitas das vezes estão gastando boa parte do tempo com redes sociais.

Faça o tempo trabalhar a seu favor, tenha um planejamento e aprenda a priorizar as tarefas reduzindo as horas gastas com atividades improdutivas. Analise seus pontos passíveis de melhoria e os transforme em atitudes produtivas. Então, comece agora mesmo um projeto para melhorar sua habilidade no gerenciamento do tempo, seguindo algumas dicas:

  • Faça uma lista de tarefas a serem realizadas e organize por ordem de prioridade;
  • Tenha por escrito um conjunto de metas pessoais e profissionais bem definidos;
  • Utilize produtivamente o tempo de espera e de deslocamento;
  • Defina um horário para ler e responder e-mails;
  • Evite que informações desnecessárias cheguem até você;
  • Controle os telefonemas considerando duração e objetivo;
  • Aprenda a delegar tarefas e
  • Saiba dizer não sem causar conflitos nas relações interpessoais.

É uma ilusão achar que é possível tudo ao mesmo tempo. A produtividade cai e há uma perda de desempenho. Estudos mostram que profissionais multitarefa gastam de 30% a 40% mais de tempo para fazer suas várias atividades. Ou seja, ser multitarefa não é algo que pode ser considerado positivo!


Carolina Lopes é Mestranda em Economia Empresarial, graduada em Administração e Ciências Contábeis com MBA em Finanças. Especialista em Docência para Educação Profissional. Professora do Curso Superior de Ciências Contábeis e do Curso Técnico em Administração na Fundação Educacional Machado Sobrinho. Atua como Consultora Empresarial realizando projetos de Assessoria Financeira; Avaliação de Empresas; Implantação de Controles Financeiros Básico; Planejamento Financeiro; Plano de Negócios; Projetos de Financiamento; Reestruturação Financeira e Viabilidade de Negócio. Ministra Palestras e Treinamentos com temáticas voltadas para gestão de negócios.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.