A importância de inserir Educação Financeira nas empresas

Carolina Lopes Carolina Lopes 11/03/2019

A educação financeira dever ser tratada como parte da responsabilidade social de uma empresa, beneficiando seus colaboradores, familiares e a comunidade de uma forma geral. Além disso, a própria empresa pode se beneficiar ao inserir um programa que dê um suporte financeiro aos seus empregados.

O desequilíbrio financeiro pode ser um dos fatores que perturba o bem-estar de um colaborador, interferindo na produtividade do trabalho. E pouco adianta os patrões tentarem ajudar concedendo aumento salarial ou benefícios sem fornecer orientações eficientes de como administrar melhor seu dinheiro.

O brasileiro tem uma carência importante que é a falta da cultura de poupar. Ele não é muito exposto à educação financeira, apesar de sermos uma sociedade voltada ao consumo. A maioria das pessoas não sabe o quanto gasta com cada item de seu orçamento e vão se endividando e quando se dão conta não conseguiram montar um patrimônio e uma reserva que lhes garantam uma independência financeira.

Um ciclo de palestras in company com diversos assuntos relacionados ao tema pode ser o início de um processo. É importante saber que os resultados podem vir a acontecer no médio e longo prazo, pois muita das vezes é preciso entender o momento de vida da pessoa, para ter uma visão de como ela chegou àquela situação financeira e como construir meios para sair dela, ou mesmo se preparar para evitá-la.

Mas as empresas têm que persistir e estar sempre preocupadas em levar um conteúdo de qualidade para seus colaboradores. Você empresário já pensou no bem que fará levando este assunto para dentro da sua empresa? Então, mãos a obra e até a próxima coluna!

ACESSA.com - A import?ncia de inserir Educa??o Financeira nas empresas