Sua empresa na internet
Negócios encontram na Web um meio eficiente de promoção

Deborah Moratori
21/03/03

Busdoors, canais de compras na TV, anúncios em fachadas de prédios e até nas margens de rios. Mil e uma formas de se promover um negócio. Com um mercado cada vez mais competitivo, saem na frente aqueles que se utilizam de processos de comunicação e vendas alternativos.

Desde que a internet deixou de ser exclusividade do Departamento de Defesa norte-americano por volta de 1993, a rede de computadores, à medida que foi se desenvolvendo, transformou-se numa ótima e nova oportunidade para empresas divulgarem seus produtos.

Anúncios em portais e sites são só exemplos de um mercado em franca expansão. Para se ter uma idéia da dimensão dessa nova mídia, basta observar os dados. "No Brasil, são criados novos sites numa taxa de crescimento de mil porcento ao ano", esclarece Brenno Neder Machado (foto abaixo), proprietário da Virtual Business, empresa incubada no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) - órgão da UFJF.

Em pé de igualdade
Brenno Neder Machado Contrariando todas as previsões catastróficas, como a do fundador da Digital, Ken Olsen, que chegou a afirmar em 1977 que "não haveria razão para qualquer indivíduo ter um computador em sua residência", a aceitação e o crescimento de novas tecnologias como a internet representam uma quebra de paradigmas no mundo dos negócios.

Se por um lado empresários estão cada vez mais convencidos da eficiência desse novo veículo de comunicação, o crescimento constante do número de usuários - o que representa uma superação de obstáculos e preconceitos contra uma tecnologia relativamente recente - só vem a fortalecer a confiança e a procura pelo serviço.

O sócio-proprietário da empresa PCRON, Paulo Cézar Matozinho Ferreira, confirma a expectativa de crescimento no setor. "Os empresários estão cada vez mais atentos a essa nova forma de divulgação de negócios. Hoje é comum clientes perguntarem pelo site ou e-mail de uma empresa".

Paulo Cézar acredita que, em termos de imagem, uma homepage faz a diferença na hora da apresentação junto a clientes e fornecedores."Este é um mercado que tende a crescer no futuro", analisa.

Web boom
"Enquanto o rádio consumiu 58 anos para alcançar 50 milhões de usuários a televisão 13 anos e a TV a cabo 10, a internet levou apenas cinco anos para conquistar esse mesmo número", exemplifica Neder. Constituída há dois anos, a Virtual Business tem em seu portifólio sites de empresas como a Unicred, Serta e Netcost, entre outras, e a procura não pára de crescer.

De acordo com o proprietário da Virtual Business, a maior vantagem de divulgar um produto na internet é a oportunidade que a rede oferece de as empresas estarem competindo de igual para igual. "Nesse aspecto, as micro e pequenas empresas são as maiores beneficiadas, porque elas têm a chance de competir com empresas de diferentes portes. Além disso, a internet permite-lhes o acesso a um mercado global, tradicionalmente restrito às grandes empresas".

O proprietário da PCRON acrescenta: "A nossa maior procura é de pequenas empresas que querem divulgar seus negócios para estarem atuando de forma competitiva com grandes empresas. A internet é o meio em que elas têm condições de fazer isso, sem haver necessidade de um alto investimento. Mesmo que a curto prazo esse investimento não garanta um retorno em termos financeiros", finaliza Paulo Cézar.

Time que não faz leva
Para cada tipo de empresa, um perfil indicado. Sites institucionais, de apresentação de um produto, ou dinâmicos que permitem atualização independente de profissionais especializados e constante do conteúdo. Sites de comércio eletrônico e sites que oferecem a tecnologia do ensino à distância. Canais de comunicação como a Intranet e a Extranet.

O ponto crucial a observar, segundo Brenno Neder, é a possibilidade de prospecção de clientes e a nova forma de promoção que essa mídia representa. "Além do alcance geográfico, da divulgação sempre atualizada de produtos e notícias, através de um site, uma empresa pode promover uma pesquisa de mercado junto a seus clientes, o treinamento e a capacitação de seus funcionários. Divulgar um negócio na internet agrega valor à empresa à medida que representa um fortalecimento da marca e da imagem da mesma", completa.

Atentos a essas oportunidades, muitos empresários demonstram interesse em expandir seus negócios à Web. Conforme Neder, a internet é um espaço que está começando a despertar atenção e, se hoje, representa um diferencial, em muito pouco tempo vai ser indispensável. "É uma mídia que veio para ficar sem ter a intenção de substituir outros meios de comunicação como o jornal impresso, a TV e o rádio, mas para complementar e funcionar como um recurso a mais à disposição das empresas".

O proprietário da Virtual Business aponta alguns aspectos para entrar e atuar nessa nova mídia:

Sua empresa na internet

definir os objetivos a atingir
conhecer o público alvo
construir um site bem estruturado com empresas especializadas
mantê-lo sempre atualizado
cumprir o que está definido no site

O Portal JF Service/ACESSA.com oferece alguns produtos de
divulgação para empresas. Confira nossos planos

Leia mais sobre o assunto no nosso arquivo:

  • Internet cria nova fronteira publicitária
  • Compensa investir na internet?
  • O que fazer e o que não fazer na hora de montar uma loja virtual
  • Empresas conquistam mercado através da internet

    Conteúdo Recomendado

  • Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

    Rua Halfeld, 1240 - Centro - 36.016-000 - Juiz de Fora - MG - Fone: (32) 2101-2000 | (32) 3512-0000

    © 1997 - 2021 | Todos os direitos reservados a ACESSA.com. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.