Comércio se prepara para a Páscoa Enquanto grandes lojas oferecem ovos de chocolate, pequenos comerciantes apostam na produção caseira

Renato Costa
Repórter
27/02/2007

Nos feriados mais prósperos para as vendas, como o Natal e a Páscoa, o comércio se prepara com antecedência para já situar o consumidor e conquistá-lo antes mesmo da data chegar. Em Juiz de Fora, algumas lojas já colocaram nas prateleiras seu estoque de ovos de chocolate, há mais de um mês da Páscoa. Para este ano, a expectativa de crescimento dos lojistas, segundo o CDL, está em torno de 25%.

O presidente do Sindicomércio Emerson Beloti (foto ao lado) explica que a antecipação na compra é característica dos grandes grupos. "Como essas empresas fazem compras em grande quantidade, elas têm um prazo maior para pagamento e, então, antecipam suas compras".

De acordo com Emerson, os pequenos lojistas que só abastecem seu estoque há poucos dias da Páscoa acabam se beneficiando dessa compra antecipada dos grandes grupos. "A estratégia inicial é mais focada em chamar a atenção do cliente bem antes da Páscoa, porque ninguém vai comprar o produto para deixar 40 dias guardado. Quando chega a época forte das vendas, os pequenos comércios já estão abastecidos", explica.

Venda nos pequenos comércios
Ovos de Páscoa As vendas para os pequenos comerciantes na época de Páscoa não está focada somente nos ovos de chocolate. Em alguns casos, esses produtos nem são comercializados, devido à forte concorrência com os grandes grupos.

O funcionário de uma loja de doces, Valdir Santos, explica que o pequeno comerciante procura outras saídas. "Preferimos investir mais em material para quem faz produtos caseiros. Então nossa venda é mais concentrada em barras de chocolate", conta. Segundo Valdir, a expectativa de crescimento nas vendas é de 30% para o período.

Ainda assim, o presidente do Sindicomércio afirma que o consumidor que pesquisar vai encontrar pouca diferença nos preços praticados nos grandes e pequenos comércios juizforanos. "Às vezes, vale a pena pagar uma pequena diferença a mais em uma loja menor e evitar as filas das lojas maiores", diz.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.