Com?rcio se prepara para a P?scoa Enquanto grandes lojas oferecem ovos de chocolate, pequenos comerciantes apostam na produ??o caseira

Renato Costa
Rep?rter
27/02/2007

Nos feriados mais pr?speros para as vendas, como o Natal e a P?scoa, o com?rcio se prepara com anteced?ncia para j? situar o consumidor e conquist?-lo antes mesmo da data chegar. Em Juiz de Fora, algumas lojas j? colocaram nas prateleiras seu estoque de ovos de chocolate, h? mais de um m?s da P?scoa. Para este ano, a expectativa de crescimento dos lojistas, segundo o CDL, est? em torno de 25%.

O presidente do Sindicom?rcio Emerson Beloti (foto ao lado) explica que a antecipa??o na compra ? caracter?stica dos grandes grupos. "Como essas empresas fazem compras em grande quantidade, elas t?m um prazo maior para pagamento e, ent?o, antecipam suas compras".

De acordo com Emerson, os pequenos lojistas que s? abastecem seu estoque h? poucos dias da P?scoa acabam se beneficiando dessa compra antecipada dos grandes grupos. "A estrat?gia inicial ? mais focada em chamar a aten??o do cliente bem antes da P?scoa, porque ningu?m vai comprar o produto para deixar 40 dias guardado. Quando chega a ?poca forte das vendas, os pequenos com?rcios j? est?o abastecidos", explica.

Venda nos pequenos com?rcios
Ovos de P?scoa As vendas para os pequenos comerciantes na ?poca de P?scoa n?o est? focada somente nos ovos de chocolate. Em alguns casos, esses produtos nem s?o comercializados, devido ? forte concorr?ncia com os grandes grupos.

O funcion?rio de uma loja de doces, Valdir Santos, explica que o pequeno comerciante procura outras sa?das. "Preferimos investir mais em material para quem faz produtos caseiros. Ent?o nossa venda ? mais concentrada em barras de chocolate", conta. Segundo Valdir, a expectativa de crescimento nas vendas ? de 30% para o per?odo.

Ainda assim, o presidente do Sindicom?rcio afirma que o consumidor que pesquisar vai encontrar pouca diferen?a nos pre?os praticados nos grandes e pequenos com?rcios juizforanos. "?s vezes, vale a pena pagar uma pequena diferen?a a mais em uma loja menor e evitar as filas das lojas maiores", diz.