Sexta-feira, dia 07 de dezembro de 2007, atualizada ?s 09h40

Taxistas t?m permiss?o para manter bandeira dois durante todo o dia. A diferen?a para o consumidor chega a 18% ao final da corrida


Renata Solano
*Colabora??o

Com a aprova??o do projeto de lei municipal n?mero 9.161 de 04 de dezembro de 1997, os motoristas de t?xi recebem o direito de fazer suas corridas durante todo o dia com a bandeira dois. A proposta ? fazer com que essa classe de trabalhadores, sem carteira assinada, recebam algum tipo de benef?cio salarial equivalente ao 13? sal?rio.

A diferen?a no bolso do consumidor, segundo o secret?rio do sindicato dos taxistas, Maur?lio Mattos Coelho, ? de 18% de acr?scimo no final de uma corrida. "No final de uma corrida a diferen?a ? muito pequena, um trajeto que custaria R$ 12, vai custar R$ 13, n?s taxistas ganhamos com o volume de corridas que fazemos", esclarece.

De acordo com o sindicato dos taxistas, a bandeira dois j? est? em vigor durante as 24h do dia, desde s?bado, dia 1? de dezembro, e vai funcionar dessa forma at? quarta-feira, dia 02 de janeiro, ?s 6h da manh?, quando volta a obedecer o hor?rio convencional, de 22h ?s 6h.

Segundo a advogada do Programa de Orienta??o e Prote??o ao Consumidor (Procon/JF), Rita de C?ssia Rotondo a medida ? legal, pois est? fundamentada na lei municipal.

"O correto ? o taxista esclarecer ao consumidor assim que ele entrar no t?xi sobre a nova tarifa que funciona durante esse m?s e, al?m do mais, como o final da permiss?o da bandeirada dois ? em janeiro, as pessoas precisam conferir se o motorista j? voltou a obedecer as normas, porque sempre tem algumas pessoas que abusam desse tipo de benef?cio", orienta Rita.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF