Comércio oferece presentes para todos os bolsos e estilos O Dia dos Pais movimenta as lojas de Juiz de Fora, ainda que a data seja mais tímida, em termos de vendas, se comparada com o Dia das Mães

Aline Furtado
Repórter
3/8/2010

Embora a data não venda tanto como em outras festividades, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o Natal, o Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo, 8 de agosto, também é responsável por aquecer o comércio.

Para quem ainda não garantiu o presente, o comércio de Juiz de Fora oferece opções variadas (confira algumas dicas abaixo). Os mimos são destinados a todos os tipos de bolso e ao estilo de cada pai.

Os preços variam de R$ 9,90* até mais de R$ 200* e, entre os itens que podem ser encontrados, estão os tradicionais calçados, pijamas e porta-retrato até taças para vinho e capas para notebook (foto abaixo, ao centro).

"Temos produtos que atendem desde aos pais mais sérios, como os sapatos sociais, até aos esportivos, como modelos variados de tênis", lembra o gerente de uma loja de calçados da cidade, Wantuir Pinto. Segundo ele, ainda que o movimento na loja esteja tímido, a expectativa é de que o volume de vendas cresça cerca de 30% até o final da semana.

A gerente de uma loja de presentes, Renata Cristina Sacilloti, relata que as pessoas têm o costume de ir até a loja com a intenção de ver as novidades. "Mas sempre acabam levando alguma coisa. Este ano, estamos apostando no kit com abridores, que é montado em uma garrafa. Este item fez muito sucesso no Natal e foi reeditado agora." A gerente afirma que espera o aumento de 10% nas vendas. "Já percebemos que o movimento cresceu nesta semana."

A contabilista Joana de Pádua conta que ainda não decidiu com o que vai presentear seu pai. "Ainda estou pesquisando preços. Mas espero decidir logo, afinal, viajo para minha cidade na quinta-feira e já preciso estar com o presente em mãos. Quero dar algo diferente, mas fico sempre em dúvida e acabo optando por perfumes ou roupas."

Pijama Capa para notebook Tênis
Orientações para as compras

De acordo com a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), alguns cuidados devem ser tomados no momento da compra do presente para o Dia dos Pais. "O indicado é que as pessoas estejam atentas às formas de pagamento, a fim de evitar juros", ensina o superintendente do órgão, Eduardo Schröder. Ele diz que as pessoas devem sempre pesquisar antes de comprar, pois só assim terão acesso aos menores preços oferecidos pelo mercado.

No caso de compras com cartão de crédito, o consumidor deve ficar atento. O comerciante deve cobrar o mesmo preço que é cobrado quando o pagamento é feito à vista. Outro cuidado que deve ser tomado com cartões diz respeito ao parcelamento em muitas vezes, já que assim o consumidor se fideliza por um longo período, o que impede o cancelamento do serviço.

Além disso, é importante destacar que o Código de Defesa do Consumidor não possui norma que estabeleça a possibilidade de troca de produtos sem defeitos. "Assim, verifique as datas e formas de troca", lembra Schröder. Se a compra for realizada com cheques pré-datados, preencha com a data em que ele deverá ser depositado.

Dicas de presentes para os pais


*Os valores foram pesquisados em agosto de 2010

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.