Quarta-feira, 9 de março de 2011, atualizada às 18h50

Peixarias devem registrar até 100% de aumento nas vendas durante a Quaresma

Aline Furtado
Repórter
Peixes

Com a chegada da Quarta-Feira de Cinzas, celebrada neste dia 9 de março, data que marca o início da Quaresma, as peixarias de Juiz de Fora já começam a registrar aumento nas vendas e a expectativa é de que seja alcançado um aumento de até 100% em comparação com os dias normais. O motivo deve-se às abstinências e às penitências praticadas por cristãos durante os quarenta dias da Quaresma.

"Na semana que antecede a Sexta-Feira da Paixão e o Domingo de Páscoa, é que registramos o auge das vendas", declara o proprietário de um supermercado que comercializa peixes frescos, Aurélio Tedesco Bellini. Ele acrescenta que a cada ano as vendas têm crescido mais.

Entre os tipos mais procurados estão a sardinha, a cavalinha, a corvina e o tira-vira, que são os peixes de valor mais baixo. Entre os peixes mais caros que também apresentam boa procura estão o linguado, o badejo, o robalo, o namorado e o salmão. Os preços podem variar de R$ 4* o quilo, no caso da sardinha, até R$ 50* o quilo, no caso do salmão. De acordo com os comerciantes, o consumidor deverá perceber aumento de preços que pode variar entre 2% e 5% com relação ao período quaresmal do ano passado.

"Nesta quarta-feira [dia 9], abrimos sem ter sardinha para vender. O produto, que é o mais popular, esgotou no último sábado [dia 5]. Estamos aguardando a mercadoria que vem do Rio de Janeiro para reabastecer nossos estoques", relata a proprietária de uma loja de vendas de peixes, Marize de Matos Costa.

* Os preços foram pesquisados em março de 2011

Os textos são revisados por Thaísa Hosken