Lichia Origin?ria da ?sia, a lichia ? uma fruta com sabor peculiar
que cada vez conquista mais adeptos

Marinella Souza
Colabora??o*
08/02/2008
Outras frutas:

Origin?ria da ?sia, a lichia ? uma fruta muito peculiar, dona de sabor peculiar e muito delicado. Adocicada, com um leve toque ?cido, a fruta ? pouco conhecida, mas desperta paix?es.

Renato dos Santos Souza produz lichia h? mais ou menos 10 anos e afirma que n?o conhece quem goste "mais ou menos" da fruta. "As pessoas amam ou odeiam. N?o tem meio termo", diz.

Segundo Renato, a colheita ? feita entre dezembro e janeiro porque a fruta s? se desenvolve em clima quente e ?mido. A produ??o n?o exige muitos requintes, utiliza-se aduba??o normal, sem agrot?xicos e n?o apresenta pragas. Para Renato, esse ? o grande diferencial da lichia, al?m do sabor incompar?vel.

Trabalhando com frutas h? 15 anos, Cl?udio Marinho da Costa, acredita que o que faz a lichia especial ? exatamente esse sabor diferente, aliado ao fato de que s? ? encontrada em um curto per?odo do ano.

"Tem gente que compara o sabor da lichia com o de outras frutas, mas eu n?o conhe?o nada que se compare ? ela". Segundo o comerciante, as pessoas procuram muito a fruta. "Eles querem consumir sempre, mas ela s? aparece, mais ou menos at? a segunda quinzena de fevereiro".

Foto de muitas lichias Foto de lichia semi-descascada no meio de outras com casca Foto de muitas lichias

? primeira vista, a fruta lembra o morango, tanto que ? conhecida como "moranguinho da china", mas as semelhan?as param por a?. Descascando a lichia, encontra-se uma polpa gelatinosa e um caro?o relativamente grande.

Rica em vitamina C, ? normalmente consumida in natura, mas pode ser utilizada em compotas ou gel?ias tamb?m. Cl?udio adianta: "isso n?o ? muito comum, n?o. As pessoas gostam ? de descascar e comer a fruta mesmo".

A planta??o

Pertencente ? fam?lia Sapindaceae, e tendo como "parentes" tupiniquins o guaran? e a pitomba, a lichia se desenvolve em solos argilosos, f?rteis, ?cidos e profundos. Para que a colheita seja ideal, ? preciso uma pluviosidade m?dia e mais ou menos bem distribu?da.

Renato ensina que a fruta n?o se d? bem em climas frios e secos. "A safra depende muito da chuva, quando chove pouco, a produ??o ? menor". Al?m disso, o produtor conta que al?m do sabor, a fruta apresenta outra peculiaridade.

Foto de muitas lichias no cacho Foto de muitas lichias no cachos Foto de muitas lichias no cacho

"? comum a produ??o ser muito grande em um ano e menor no outro. ? preciso que ocorra brota??o nos galhos num ano para que no ano seguinte, a flora??o seja alta e gere as frutas", explica.

Para ilustrar sua explica??o, o produtor cita como exemplo as produ?es de 2006 e 2007. "N?s produzimos, em 2006, tr?s toneladas de lichia porque a flora??o estava alta. J? em 2007, como o clima foi pouco prop?cio, isto ?, choveu pouco, a produ??o foi de apenas 500, 600 quilos".


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF