Sucesso na odontologia e nas letras O odontólogo Mauro Cruz conta sua trajetória de êxito e reconhecimento na profissão e como escritor conhecido internacionalmente


Viviane Camargos
Repórter
21/11/2008

Hoje ele é um profissional respeitado, conhecido internacionalmente. Mas para chegar até aqui, Mauro Cruz (foto abaixo) trabalhou muito. Nascido em Santo Antônio do Glória e primogênito de uma família de oito irmãos, ele cresceu se espelhando no trabalho do pai, um "dentista prático", que atendia em várias pequenas cidades da região.

"Quando fomos morar em Muriaé, meu pai passou a ser perseguido por colegas e decidiu cursar odontologia", recorda. Um ano depois, Mauro Cruz foi aprovado no vestibular e então, pai e filho dividiriam a mesma sala de aula. "Ele se formou em 1975 e eu, em 1976", conta.

Na década de 1980, Mauro, o pai Clóvis e os irmãos Valéria e Antônio (também formados em Odontologia), montaram uma clínica e uma equipe familiar. Não contrariando a máxima de que filho de peixe, peixinho é, os filhos Sílvia e Gustavo Cruz decidiram trilhar o mesmo caminho. Mauro Cruz conta que a tendência é que a tradição se perpetue. "A caçula de seis anos já diz que vai cursar Odontogia!", se diverte.

Durante sua trajetória, Mauro Cruz se dedicou ao aperfeiçoamento profissional e à pesquisa. Além de concluir três cursos de especialização, ele se tornou mestre e doutor em Implantodontia. Atualmente, é membro das Academias Mineira e Brasileira de Odontologia, revisor dos períodicos internacionais International Journal of Oral & Maxillofacial Implants (JOMI) e Computer Methods and Programs in Biomedicine (CMPB). Ele ainda ministra cursos em várias partes do Brasil e do Mundo.

Pé na literatura

Apesar de ter alcançado êxito em sua área, Mauro não restringiu seu campo de atuação em odontologia. Atualmente, ele colhe os frutos do lançamento de duas obras literárias: A biografia familiar Os Cruz e o livro infantil O Riacho.

Foto de Carlos
Alberto  recebendo a premiação O odontólogo explica que a motivação para escrever surgiu da necessidade de encontrar histórias para contar aos filhos. "Eles sempre me pediam para contar histórias. E dentro de pouco tempo, o repertório de clássicos infantis se esgotou", explica. Mauro foi buscar inspiração no pequeno riacho atrás da casa de sua vó, na pequena cidade de Sereno. Cenário para diversas brincadeiras de criança, o local se tornou fonte de criação para novas histórias, que acabaram virando um livro.

A produção da obra infantil acabou encorajando Mauro a se lançar mais uma vez à produção literária. Em Os Cruz, ele relata história sobre membros de sua família, descrevendo a trajetória de pessoas que ele classifica como exemplos de vida. Seu trabalho literário lhe rendeu os título de membro da Academia Juizforana de Letras e membro honorário da Academia Caxambuense de Letras. "Os livros me trouxeram muitas alegrias", diz Mauro.

Mauro Cruz revela sentir-se orgulhoso do caminho que vem trilhando. "Me sinto realizado em poder contribuir com a produção científica nacional e mundial. O Brasil precisa exportar é inteligência", acredita. Ele destaca que só chegou onde chegou através de muita dedicação, perseverança e amor pela profissão. "Sucesso é uma coisa relativa. Não acredito que seja sinônimo de ter dinheiro ou reconhecimento. Sucesso, pra mim, é ser feliz", conclui.

Legado familiar

Clóvis da Cruz Reis, pai de Mauro Cruz, foi criador de diversas técnicas e procedimentos odontológicos, na área da implantodontia, por exemplo, reconhecidas e utilizadas por profissionais do mundo inteiro. Mas, além de se mirar no exemplo profissional de seu pai, com quem trabalhou por 23 anos (ele faleceu em 1996), Mauro Cruz ressalta qualidades humanas e valores dele que norteiam sua vida. "O legado que ele nos deixou não tem preço. Ele era uma pessoa extraordinária, um homem a frente de seu tempo", ressalta.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.