Fábio Acauhi Fábio Acauhi 24/06/2008

Os quatro pilares do desenvolvimento pessoal

Imagem ilustrativa: ACESSA.com / Laura Martins Ferreira Muito se fala em treinamento de equipes e aprimoramento contínuo como diferencial competitivo para elevar o nível de conhecimento e aumentar a competência de sua empresa.

Temos que levar em consideração que, antes que esta maravilhosa estratégia seja colocada em prática, devemos nos preocupar com o planejamento dela, ou seja, como devemos nos preparar tecnicamente a fim desenvolver nossa equipe de maneira eficiente e eficaz.

É justamente aí que entra os quatro pilares do desenvolvimento pessoal

  • Reação;
  • Conhecimento;
  • Comportamento;
  • Resultado

Em alguns casos esta sequência pode ser seguida de trás para frente da seguinte maneira:

Resultado: Onde queremos chegar com esse treinamento? O que queremos buscar? Qual meta devemos atingir? O que queremos mudar ou melhorar? Todas essas perguntas devem ser respondidas de maneira bem clara e concisa pois, definirá em grande parte, o sucesso do desenvolvimento pessoal.

Comportamento: Nesta fase trataremos de quais comportamentos devem ser acrescidos e quais devem ser mudados para atingir o resultado esperado. Onde devo me corrigir e que atitudes preciso tomar para alcançar o sucesso?

Conhecimento: Que tipo de conhecimento você, na condição de líder de equipe, julga ser interessante? Muita atenção, porque a escolha do conteúdo deve estar em plena harmonia com a necessidade dupla de, aumentar ou moldar, o comportamento da sua equipe a fim de alcançar o resultado esperado.

Reação: A reação é o pilar mais complicado de mensurar.

Como sua equipe está reagindo ao processo de desenvolvimento pessoal? A reação é fundamental para o sucesso de todos os demais pilares. É ela que determina a motivação e a prontidão para aprender de toda a equipe. Um trabalho motivacional cairia muito bem neste momento, tratando, por exemplo, do diferencial pessoal de cada um, fazendo-os pensar sobre como manter sua empregabilidade em alta, ou seja, qual o diferencial de cada um?

Esse tipo de questionamento ajudará a motivá-los na busca pelo desenvolvimento pessoal.

Sucesso e Boa$ Venda$


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclareça sua dúvida com relação
a vendas com o consultor Fábio Acauhi

Fábio Acauhi é palestrante, consultor
e instrutor de vendas - autor do projeto Venda Eficiente
Atua há 14 anos na área de ensino com ênfase em psicologia da aprendizagem


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.