Fábio Acauhi Fábio Acauhi 27/7/2010

O propósito da liderança servidora Descobrindo sua liderança pessoal

Ilustração pessoasTenho analisado a postura de alguns líderes em empresas as quais visito. Entre eles estão gerentes, supervisores, coordenadores, orientadores, enfim, seja qual for a nomenclatura que se dá ao cargo, todas se resumem na figura de um líder. Bem, durante estas observações, traço um paralelo entre os líderes que são realmente líderes, treinados para serem líderes, com conhecimento para serem líderes e com comportamento de líderes.

Por outro lado, conhecemos os líderes que fazem uso do poder como sua principal arma. Geralmente são jogados no cargo sem nenhum preparo, sem nenhuma orientação e a mínima estrutura psicológica. São respeitados pela posição que ocupam e pelo poder que o cargo oferece. Mas de quem é a culpa? Com certeza a culpa é dos diretores e presidentes das empresas que os colocam lá porque gostam dos famosos "pau mandado", que controlam o comportamento dos colegas de trabalho. Esses se veem diante da oportunidade única de "crescer" e, para isso, passam por cima de quem quer que seja para se manter no cargo.

Liderança instantânea não é bom. Conhecemos a velha máxima "Quer conhecer a pessoa de verdade? Dê poder a ela". É incrível como na maioria esmagadora das vezes esses líderes instantâneos falham e caem diante da primeira provação. Antes de detalhar um pouco mais o quesito liderança, gostaria de citar seis pontos que nos fazem pensar com mais profundidade sobre a importância da liderança em nossas vidas.

1 – Nada acontece sem liderança;
2 – Nada muda sem liderança;
3 – Nada se desenvolve sem liderança;
4 – Nada melhora sem liderança;
5 – Nada é corrigido sem liderança;
6 – Todo o mundo, em todo o lugar, em todo o tempo. Todos estão sendo liderados.

A liderança é o desafio número um da raça humana. O mundo vem sofrendo por causa de líderes incompetentes por estarem despreparados e sem treinamentos. O verdadeiro líder se destaca por três pontos fundamentais que facilmente percebidos.

Primeiro: O líder, por meio de sua postura, desperta o desejo natural em seus comandados de segui-lo;
Segundo: O bom líder inspira nos seus comandados o desejo de também serem líderes;
Terceiro: O líder tem atitude.

Alguém pode perguntar: Onde está ou onde se encontra a essência de um líder? Eu respondo com o título do nosso artigo. A essência de um líder se acha na sua postura de servo, ou seja, liderança servidora.

Uma empresa precisa de líderes competentes, eficazes, treinados, líderes que tenham princípios no centro da vida, líderes morais, líderes espirituais, líderes sensíveis, que possam dar conta e não só delegar, mas fazer também, líderes que dão exemplo pela vida que levam e, principalmente, líderes nos quais os patrões possam confiar.

Uma liderança servidora pode transformar covardes em guerreiros poderosos, pessoas amedrontadas em pessoas corajosas. Vamos tomar como exemplo o leão:

- O leão não é o animal mais alto da floresta;
- O leão não é o maior animal da floresta;
- O leão não é o animal mais forte da floresta;
- O leão não é o animal mais poderoso da floresta;
- O leão não é o mais inteligente da floresta. E mesmo assim, ele é líder da floresta.

O que faz do leão um líder? A terceira característica citada acima. Atitude. Por este motivo, eu sempre friso, o treinamento, para ser eficiente, precisa mudar a atitude. O líder cancela todas as suas desculpas. Os verdadeiros líderes não vivem pelo que veem, mas pelo que pensam. Ao contrário dos seguidores, que vivem pelo que veem.

De onde vem a atitude?

A atitude é um produto da crença. Vamos analisar o leão, por exemplo, ele acredita em algo em si próprio, que o faz ser maior que o elefante, Essa crença produz confiança. Confiança é a habilidade de conseguir seus objetivos baseados em uma convicção de que é possível. Os líderes creem tão profundo que os fazem falar por fé.

O leão acha que o elefante, mesmo sendo fisicamente maior, é o almoço dele. Assim, cria sua estratégia e se move em direção ao elefante, a fim de atacá-lo. O elefante olha para si e se vê forte, maior, poderoso, mais inteligente, mas quando ele olha para o leão, logo pensa: "O chefe! Ele veio para me cozinhar." Então, o elefante age a partir da forma como ele vê o leão. Resumindo: A diferença entre um líder e um seguidor está na atitude.

- A sua atitude controla a maneira como você age.
- A sua atitude determina a maneira como você responde a vida.
- A sua atitude pode abrir ou fechar portas de oportunidades.
- A sua atitude determina as suas limitações.

Você não pode ser um líder até que a sua atitude seja mudada. A atitude é um produto da crença e ninguém pode viver acima dos limites da sua atitude e da sua crença. Sua vida está amarrada ao seu sistema de crenças, sua vida é o que você pensa que deve ser. E a atitude é manifestada na sua personalidade.

Para finalizar, eu aconselharia aos candidatos a líder servidor a darem uma atenção especial ao quesito atitude em relação aos seus pensamentos, pois:

- Suas idéias criam seus pensamentos;
- Seus pensamentos criam suas crenças;
- Quando as idéias são erradas, os pensamentos são errados;
- Quando seus pensamentos estão errados, a sua crença está errada;
- Se a sua crença é errada, sua filosofia está errada;
- Se a sua filosofia é errada, sua vida está errada.

Reflita, líder, e vamos mudar nossa ATITUDE.

Um grande abraço



Fábio Acauhi é palestrante, consultor
e instrutor de vendas - autor do projeto Venda Eficiente
Atua há 14 anos na área de ensino com ênfase em psicologia da aprendizagem

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.