Pedro Bismarck
O cabo do Ex?rcito que virou comediante

Ana Let?cia Sales
21/06/02

Pedro Bismark, o Nerso da Capitinga que hoje faz tanto sucesso na TV, nasceu em Muria? e com 18 anos veio para Juiz de Fora, servir o Ex?rcito. No 4? Esquadr?o de Cavalaria do Ex?rcito, onde foi cabo por cinco anos, o comediante j? inventava situa?es para divertir os colegas. Pedro, que ? o nome art?stico de Aden?lson Pedro da Cruz, conta que desde crian?a sempre teve facilidade para contar piadas. "Al?m de saber fazer rir, eu nunca tive vergonha de subir aos palcos para o p?blico. E isso facilitou meu in?cio de carreira". Carreira que come?ou em 1984, antes mesmo de sair do Ex?rcito.

Em 1983 chegou a participar de uma pe?a do Grupo Divulga??o. "A pe?a se chamava Dr. Get?lio, sua vida e sua gl?ria, mas infelizmente eu n?o fiquei com o grupo por muito tempo. O teatro precisa de muita dedica??o e naquela ?poca eu ainda estava no Ex?rcito", explica. Em dezembro de 1984 Pedro subiu ao palco para apresentar seu primeiro show, no antigo Pirandello, no bairro S?o Mateus. O espet?culo Show de Humor com Pedro Bis era uma colet?nea das melhores piadas que o comediante conhecia e ficou em cartaz por tr?s meses. Neste mesmo ano, Pedro desistiu do Ex?rcito para se casar com Maria Jos?. Desde ent?o Aden?lson incorporou de vez o comediante Pedro Bismarck e decidiu firmar sua carreira em Juiz de Fora.

Na d?cada de 80 os freq?entadores de bares e restaurantes de Juiz de Fora passaram a conhecer os in?meros personagens caricatos de Pedro. Marieta, a fofoqueira; Astolfo, o namorador; Pudim de Cacha?a, o b?bado (que ? um dos seus favoritos); Neiva Zelina, o travesti; e Den?lson, o jeca que se tornaria mais tarde o famoso Nerso da Capitinga. Nos anos seguintes, o show foi aprimorado e em 1985, tamb?m no Pirandello, Pedro se apresentou com tr?s shows diferentes. No ano de 1987 estreou a com?dia Rasgando o Vergo, com a qual ele sai em turn?.

Muito riso na telinha
A ida para a TV aconteceu em 1990, quando conheceu Chico Anysio. O sobrenome mudou de Bis para Bismarck por sugest?o de Chico, que tamb?m decidiu transformar o personagem Den?lson em Nerso. "Den?lson era um nome muito chic para um caipira", ri Pedro. A partir de ent?o o caipira se tornou aluno do humor?stico global "Escolinha do Professor Raimundo". Foram 288 programas de outubro de 90 a setembro de 91.

Depois de uma r?pida passagem pelo SBT em 93, onde participou do humor?stico "A pra?a ? nossa", voltou para a TV Globo em 94 e, at? 95, Nerso freq?entou a ?Escolinha?. De 96 a 98, passou por diversos programas da globo, desde ?Doming?o do Faust?o?, ?Casseta & Planeta?, ?Muvuca?, at? ?Os Trapalh?es?, ?Ang?lica?, ?TV Colosso? e ?Brasil Legal?. Pedro Bismarck tamb?m atuou como o protagonista de um ?Voc? Decide?.

Desde 1999 o comediante mostra seu talento, interpretando o caipira Nerso, com a esposa Candinha no Zorra Total. Outros personagens surgiram fora do quadro da ?Escolinha? como o Feliciano Morreu. Em 2000, Pedro apareceu tamb?m no cinema, em ?Am?lia?. Mas seu primeiro longa foi ?Menino Maluquinho 2 - A Aventura?, lan?ado em 1998. Atualmente, al?m do trabalho na TV, Pedro viaja com a pe?a Risada pouca ? bobagem.

Para o comediante, o fato de muitos atores de Juiz de Fora estarem fazendo sucesso nacional deve-se a "mineirice". E ele tece in?meros elogios ao jeitinho mineiro. "Quem ? de Minas se d? bem em qualquer lugar, pois ningu?m tem receio de nosso povo", diz. Ele se orgulha de ter nascido no estado, pois segundo ele para os mineiros todas as portas est?o abertas. "Abertas n?o, arreganhadas", completa.


Arquivo
geral