• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Lúdica Música

    Emilene Campos
    20/11/01

    O Lúdica Música está de volta a Juiz de Fora. Depois de experiências musicais na Itália e em Portugal, Isabella Ladeira e Rosana Brito retornam à cidade e, de quebra, trazem um Presente! para seus fãs. Um CD independente composto por onze músicas inéditas, em que voz, violão e percussão dão o tom às composições de Carlos Vergueiro, Lenine, Armando Mamão, Vander Lee e da própria Rosana Britto. Este é o primeiro CD do Lúdica que está completando este ano dez anos de carreira.

    Em 1994, foi gravado um LP, também independente, que reuniu canções de Luiz Melodia, Chico Buarque e João Bosco, entre outros grandes nomes da música brasileira. Todos cederam os direitos autorais para a gravação que apresentou versões bem inusitadas da versões originais. A tiragem de mil cópias esgotou-se rapidamente. A intenção era mostrar em estúdio o que o grupo vinha desenvolvendo nos bares de Juiz de Fora e Rio de Janeiro. MPB da melhor qualidade, com interpretações peculiares, leituras próprias do grupo. Estilo que faz jus ao termo Lúdica, que vem da palavra latina ludu, que significa jogo no sentido mais amplo, incluindo desde brincadeira até o jogo do comportamento humano.

    No Thelonius Bar
    A carreira do Lúdica tem data e local de fundação. O primeiro show do Lúdica Música, que nasceu trio e depois tornou-se dupla, aconteceu dia 7 de junho de 1991, no Thelonius Bar, casa noturna, hoje extinta, que ficava na região de São Pedro. A primeira formação contava com o carisma e o talento de Joãozinho da Percussão. Foram quatros anos de trabalho que renderem muitas alegrias e sucesso ao grupo. Mas o grande número de shows em Minas e em outros estados fizeram com que Joãozinho deixasse o grupo em 1995. Para continuar o embalo da percussão, Vicente Martins foi convidado a integrar o grupo, onde ficou até 1998.

    Terra estrangeira
    Foi por intermédio do pianista Luís Carlos Vinha (falecido recentemente) que o Lúdica Música teve a chance de mostrar seu talento na Itália. O músico indicou o grupo brasileiro para animar uma requintada churrascaria em Roma. A indicação aconteceu em 95 e a experiência foi tão interessante que a temporada de shows durou quase um ano.

    Apesar do pagode e da axé music ainda serem referências brasileiras no exterior, o Lúdica Música não teve que mexer uma vírgula em seu repertório. “Tocávamos muito Caetano Veloso, Chico Buarque, Bossa Nova. Não tivemos que nos moldar, nos render ao modismo”, explica Isabella Ladeira.

    “Os italianos e turistas que passavam por Roma adoravam as canções de Djavan, Marisa Monte, Tom Jobim”, relembra. A experiência foi muito interessante, mas também muito estressante, já que por ser uma cidade turística a noite é sempre muito agitada na capital italiana. “Lá os músicos só têm uma folga por semana”, explica Isabella. Uma rotina que desgata muito mais que as cordas vocais dos artistas. Isso foi um dos fatos que pesou na decisão de voltar ao Brasil.

    Presente! europeu
    Em 1997, elas voltaram e fixaram residência na capital mineira. Retomaram a agenda de shows e numa dessas apresentações foram descobertos pelo diretor de um cassino português. Acertados alguns detalhes, lá estava o grupo de malas prontas para a Europa, novamente. Foi lá que gravaram seu primeiro CD, com o apoio do produtor musical Miguel Braga. Depois de lançá-lo em Portugal, Isabella e Rosana resolveram investir no Brasil.

    Completamente independente
    O CD Presente! é totalmente independente. Foram prensadas 2 mil cópias que estão sendo vendidas na Planet Music (Avenida Independência 1522) e em shows que o dupla realiza em Minas Gerais e em outros estados. É através dessa divulgação que a dupla pretende conquistar espaço junto às gravadoras. Clique na imagem ao lado e ouça a música Pegue o escuro, 8ª faixa do CD.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.