• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Veja! Veja! The Tangerine Poetrees Estilo mesclado, mistura bem dosada entre música erudita e rock



    Rita Couto
    *Colaboração
    22/04/2005

    FOTO ACESSA.com Quem disse que a moda influencia somente o vestuário? A música também sofre com essa força que tudo tenta padronizar e igualar, fazendo com que o diferente, muitas vezes, se torne estranho. É difícil nos dias de hoje encontrar uma banda que não siga os impulsos da moda, mas não é impossível. E, The Tangerine Poetrees é um bom exemplo.

    O grupo se caracteriza por um estilo mesclado, uma mistura bem dosada entre música erudita e rock. O diferencial é a reunião de instrumentos que resulta em uma misteriosa combinação entre violoncelo, bateria, flauta, violino, guitarra, contra-baixo e piano. Divulgando nova forma de fazer e ouvir música, The Tangerine Poetrees cria um estilo diferente daqueles mais conhecidos e ditados pela "moda musical".

    Segundo Erick Vidal (foto ao lado), vocalista e criador da banda, a variedade de instrumentos só acrescenta qualidades ao grupo. E essa diversidade faz com que a banda fique cada vez mais unida. Ao invés de contratar uma orquestra que toque apenas nos shows, sem ter uma ligação mais profunda com as músicas, o leader man prefere que os orquestristas façam parte do grupo e trabalhem nas canções.

    A inspiração para as músicas e também para os instrumentos não podia ser melhor: Beatles, Belle & Sebastian e Hidden Câmeras. E não é apenas no que se refere ao estilo musical, que a banda se espelha nos "meninos de Liverpool", mas também na atemporalidade das canções deste grupo.

    Como tudo começou...
    Apesar de ser formada por integrantes nascidos em algumas cidades da região, foi em Juiz de Fora que a The Tangerine Poetrees surgiu, em 2002, quando o vocalista Erick Vidal planejou a monografia para a conclusão do curso de Artes da UFJF. O tema escolhido teve boa aceitação entre os professores da faculdade e o mais surpreendente foi o resultado final - o projeto foi colocado em prática!

    Divulgação internacional...
    Visitando a cidade inglesa, famosa por ser o berço dos Beatles, e levando as músicas de sua banda, Erick diz ter realizado um sonho: as canções do seu grupo tocadas em Liverpool, a terra de seus ídolos! Mas a visita à Inglaterra não foi para realizar apenas esse sonho, e sim outro ainda maior: fazer The Tangerine Poetrees conhecida internacionalmente. Segundo Erick, Londres é a capital da arte e da música e tem espaço para novos artistas. E lá ele foi, munido com cds de divulgação, tentando fazer conhecido seu estilo musical.

    Encontros inusitados...
    Junto com Érick estão: Marcos dos Santos, Raquel Virginia, Yuri Bernardes, Carla Jouan, Carol Fortes, Priscila Macedo, Raquel Pereira e Paula Begheli. Os nove integrantes do grupo se conheceram de maneiras inusitadas que vão desde uma conversa "puxada" ao acaso em um ponto de ônibus até um encontro em um curso de pós-graduação em São Paulo.
























    Todos os integrantes participam das composições e Erick é quem, na maioria da vezes, escreve as letras. As músicas não têm um tema definido, podem ser um poema ou uma pequena história.

    Este ano o grupo lançou seu primeiro álbum "the first álbum {the álbum of the false starts}". O nome faz alusão à um livro inglês, Pillow Book, no qual o autor, Peter Greenaway, divide a vida em capítulos. Seguindo essa mesma idéia, os músicos pretendem lançar os próximos discos como se fossem "capítulos de um mesmo livro", uma seqüência, tendo como título o número do álbum e um subtítulo específico.

    O nome do cd, assim como a maioria das músicas, o nome da banda e até o site são em inglês. Erick justifica essa preferência: a maior parte dos países que apóiam bandas novas e com união de estilos diferentes têm o inglês como língua principal.

    A canção "Love's gone away" (clique para ouvir), presente no novo album, é a única, por enquanto, a ter um videoclipe. Produzido por alunos da Faculdade de Comunicação da UFJF, o clipe deverá ser veiculado na MTV e no TRAMA em breve.

    (As fotos que ilustram essa matéria foram cedidas pelos integrantes da banda)

    *Rita Couto é estudante do terceiro período de Comunicação Social da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.