Juiz de Fora - MG

Quarta-feira, 18 de junho de 2014, atualizada às 08h20

Anvisa suspende comércio e uso de lotes de Mebendazol

Mebendazol

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu na última terça-feira, 17 de junho, em todo o território nacional, a distribuição, o comércio e o uso dos lotes do medicamento Mebendazol 20 mg/ml suspensão oral, produzidos pela empresa Mariol Industrial Ltda. Os lotes suspensos são 130857 (validade: 7/2015), 130.608 (validade: 5/2015) e 130.609 (validade: 5/2015).

De acordo com o texto, um comunicado da Coordenação de Vigilância em Saúde do município de São Paulo informou à Anvisa a interdição cautelar dos lotes por terem apresentado desvio de qualidade. Ainda segundo a Anvisa, a própria empresa informou o início do recolhimento dos referidos lotes.

Em nota divulgada no site, a Mariol alega que a suspensão ocorreu por terem sidos verificados em alguns lotes do produto uma "suspensão não homogênea, de cor rósea e odor característico de morango, com grumos e sedimentos depositados no fundo do frasco após agitação". Além disso, explica a empresa, há uma razão comercial, pelo fato de o produto não estar incluído, momentaneamente, nas estratégias comerciais atuais.

Por fim, a Mariol afirma que a descontinuação temporária de fabricação do produto não trará problemas de desabastecimento ao mercado, "uma vez que existem inúmeras alternativas de tratamentos com outros medicamentos no mesmo princípio ativo, concentração e forma farmacêutica", escreve.

Com informações da Agência Brasil

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.