F?bio Acauhi F?bio Acauhi 20/10/06

Por que uns vendedores vendem mais e outros menos?

Noto de perto que existem pessoas sofrendo na ?rea de vendas porque n?o terem aptid?o para o neg?cio. Ser vendedor n?o ? para qualquer pessoa, se fosse, n?o existiria o "Perfil Profissiogr?fico".

Luis Paulo Luppa, no "RioVendas 2006", disse uma coisa l?dica e interessante ao mesmo tempo. Ele se referia ao vendedor de antigamente da seguinte forma: "Antigamente, existia o vendedor Jaqu?. J? que voc? n?o deu para coisa nenhuma vai ser vendedor".

Hoje as coisas s?o bem diferentes, o mercado necessita de profissionais realmente qualificados para venda, mesmo porque os clientes pesquisam e estudam para comprar. Venda n?o ter f?rmula m?gica nem cartilha a ser decorada, por?m existe o que deve e o que n?o deve fazer.

Veja a lista das cinco principais raz?es que levam um vendedor a vender mais e outros menos:

Pensamento canibal

Existem dois fatores: o primeiro ? primordial para o sucesso em vendas, que corresponde a amar o que voc? faz. Se voc? sai de casa para trabalhar desanimado com seu of?cio eu diria que, para a sua sa?de, voc? deve largar e mudar de ramo.

O segundo fator ? b?sico para o seu sucesso nas vendas. Pensar como canibal: "a cada dia que passa eu gosto mais de gente". Gostar de receber pessoas, relacionar-se com elas e entend?-las ? fundamental para que voc? venda mais.

Venda ? uma arte e toda arte deve ser estudada

Voc? j? viu algum m?dico, advogado ou professor que n?o se recicla? ? indispens?vel investir na sua carreira, estar por dentro de novas tend?ncias do mercado.

Ao contr?rio, ? inadmiss?vel ver vendedores totalmente est?ticos com rela??o a aquisi??o de novos conhecimentos. Nos dias atuais os clientes est?o cada vez mais pesquisando e estudando para comprar.

Fa?a um check-up de si mesmo. Ser? que a falta de sucesso nas vendas n?o ? proveniente da falta de conhecimento sobre ? profiss?o e dificuldade no relacionamento humano?

A revista Vendamais, por exemplo, ? uma preciosidade pois traz informa?es maravilhosas dos mais capacitados profissionais da ?rea em diversos temas.

O estudo da Psicologia

Vender est? ligado a relacionamento humano no qual voc? lida com a raz?o e com as emo?es dos clientes. Cada cliente vive de uma forma diferente que est? diretamente ligado ao estudo da psicologia.

N?o estou dizendo que os vendedores tem que ser especialistas em psicologia, entretanto, estudar por exemplo, os oito tipos de personalidade a fim de saber como cada pessoa age em uma determinada circunst?ncia ? maravilhoso para o fechamento do neg?cio.

Veja bem: Imagine se voc? convivesse o dia-a-dia da vida de cada cliente que entra sua loja ou que voc? visita, n?o seria bem mais f?cil atingir o desejo de cada um no momento da venda?

Pois bem, o estudo da personalidade o auxiliar? na detec??o de qual ? o tra?o de personalidade mais forte em cada pessoa e como direcionar os seus argumentos espec?ficos para cada uma delas.

Viva o presente e controle suas ansiedades

O que mata o vendedor ? a ansiedade! Primeiro: Achar que em todos os atendimentos ele tem que arrebentar e fechar o neg?cio. ?s vezes n?o ? bem assim.

Segundo: Vive pensando nas contas, a cada venda realizada ele calcula quanto falta para pagar tal conta. Terceiro: O fantasma de n?o ter batido a meta no m?s anterior fica assombrando o vendedor o m?s todo entre outras coisas.

Pesquisas revelam que o ser humano vive 75% do tempo no passado, 20% do tempo no futuro e apenas 5% do tempo no presente. Gente! Pelo amor de Deus! Vamos aproveitar o momento presente e focar todas as nossas for?as no agora.

N?o adiante querer corrigir o passado. Fazer bem feito agora vai lhe dar tranq?ilidade no futuro e te dar? um passado vitorioso. Esque?a das coisas que para tr?s ficam, prossiga em frente em dire??o ao alvo.

Motiva??o - Persist?ncia - Dedica??o - Compet?ncia

Certa feita realizei uma venda para um cliente cuja profiss?o era m?dico, fez p?s gradua??o e doutorado em Paris. Enquanto aguard?vamos a an?lise de cr?dito ficamos batendo papo.

Durante a conversa eu afirmei: - "Poxa! S?o muitos anos de estudo deve ter sido muito dif?cil chegar l?.". Ele respondeu: - Realmente, mas levei seis "bombas" no vestibular para passar.

Imagine s?! O cliente ? o que ? hoje porque o desejo de ser, aliado a for?a de vontade e persist?ncia, fez com que ele nunca desistisse de seu objetivo. O que rege a carreira de um vendedor ? isso: Motiva??o - Persist?ncia - Dedica??o - compet?ncia. Dessa forma ficamos praticamente imbat?veis.

? duro ver que em nossa profiss?o ainda existem pessoas desmotivadas. ? uma das poucas profiss?es que temos a oportunidade de fazer o nosso sal?rio, depende principalmente de n?s.

Agora a escolha de vender mais ou vender menos ? sua. Sucesso e boas vendas.


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
a vendas com o consultor F?bio Acauhi

F?bio Acauhi ? palestrante, consultor
e instrutor de vendas - autor do projeto Venda Eficiente
Atua h? 14 anos na ?rea de ensino com ?nfase em psicologia da aprendizagem